O acesso à informação ficou muito mais fácil e mais democrático com o advento da internet. Hoje, notícias vistas em telejornais e lidas em jornais e revistas impressos não são o únicos modos de se informar sobre os acontecimentos ao nosso redor. Ou seja, o monopólio / oligopólio dos fatos está, pelo menos, diminuído.
Alguns grandes grupos jornalísticos / midiáticos, surfando na onda, começaram a cobrar assinaturas para a leitura online, utilizando-se do sistema paywall. Basicamente, é um sistema de cobrança que busca manter antigos assinantes e atrair novos, que pode ser aplicado de forma “soft” (com limite de leitura de artigos online por mês) e o “hard” (sem ‘almoço grátis’), sob a alegação de se manter a qualidade jornalística. O The Wall Street Journal foi o primeiro a aderir ao paywall, no modo “hard”, em 2007, mas isto foi benéfico ao periódico, pois manteve sua popularidade. Outros jornais dos EUA e do Reino Unido, por exemplo, aderiram à vertente, como The New York Times, Financial Times, The Times e The Independent. Alguns vão na contramão, como o britânico The Guardian, que resiste e tem “crença em uma internet aberta”, e utiliza um método “plataforma aberta”, gerando valores sem a necessidade de uma cobrança extra ao consumidor.
No Brasil, quem aderiu ao paywall, de forma ‘soft’, foi a Folha de São Paulo. A limitação é de algo em torno de 6 artigos por mês, embora não haja um número fixo. A assinatura da versão digital do periódico é de módicos R$ 1,90 (no primeiro mês), mas isso não deixa de irritar quem não está disposto a pagar o valor e está “mal acostumado” com o acesso livre à notícias pela internet.
Há formas de burlar esta limitação: o ‘nao.usem.xyz’ é uma delas. Ele não apenas encurta o endereço como quebra a limitação de paywall criando uma cópia exata da página – em imagem -, ou seja, mesmo que o artigo seja tirado do ar, este ficará disponível pelo link encurtado, além de impedir a contabilização de tráfego e pagerank da página em questão. A dica de hoje mostra como usar o encurtador para poder ler um artigo bloqueado por paywall.
- Acesse a notícia – como a da Folha – com o sistema paywall em ação.
- Notícia com paywall em ação.
- Assinatura obrigátoria após o fim do paywall ‘soft’.
- Acesse o site nao.usem.xyz.
O site nao.usem.xyz.
- Copie e cole o link original da notícia no campo ‘Endereço’ e clique no botão ‘Prosseguir’.
O link a ser encurtado.
- Digite o CAPTCHA gerado, um título – caso queira – e clique no botão ‘Gerar’ para criar um link encurtado.
Notícia quase livre do paywall.
- Após todo o processo, a notícia poderá ser lida normalmente, sem nenhum aviso de pedido de assinatura via paywall.
- Link gerado pelo nao.usem.xyz.
- Notícia livre de paywall.
Com todo este simples processo, todas os artigos da Folha e de outros sites que se utilizam de paywall ou de outro tipo de limitador podem ser lidos integralmente. Os links usados para o teste estarão disponíveis no fim do deste post, no ‘spoiler’ “Via”.
Se gostou do post, compartilhe este pelas redes sociais. Voltaremos quando alguma nova dica aparecer. Até o próximo Janela de dicas.
Por: Not Now LucasLegais. Bem Loucos. Empolgantes.
notnowlucas
Latest posts by notnowlucas (see all)
- Os novos rumos do NNL - 10 de janeiro de 2020
- A Relíquia de Platina da Future Tense – Crash 3 (NST) | Walkthru’s - 22 de dezembro de 2019
- Colocando Gnasty Gnorc para correr – Spyro The Dragon (RT) [PT-BR] #6 [FINALE] | Séries - 13 de dezembro de 2019
- Presentes mágicos desagradáveis – Spyro The Dragon (RT) [PT-BR] #5 | Séries - 9 de dezembro de 2019
- Adestrando feras chocantes – Spyro The Dragon (RT) [PT-BR] #4 | Séries - 4 de dezembro de 2019