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Avulsos #11: O Protótipo 510 de Sonic CD | NNL Games

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O NNL Games deu uma pequena pausa em nossa série Sonic Time Twisted para falar mais uma vez de Sonic CD. Mais especificamente, do primeiro protótipo conhecido do jogo lançado para Sega CD em 23/09/1993.

Após o lançamento do primeiro Sonic The Hedgehog em 23/06/1991, duas equipes ficaram responsáveis pelas continuidades da franquia. A equipe do Sega Technical Institute (EUA) ficou responsável pelo o que viria a ser o Sonic The Hedgehog 2 e o Sonic Team (Japão) pelo o que viria a ser o Sonic The Hedgehog CD. As brigas entre a filial e a matriz eram constantes, porém os grupos se ajudavam de alguma forma. Por exemplo: originalmente, a mecânica de viagens no tempo foi idealizada para o Sonic 2, que teria 18 fases. Porém, a ideia foi descartada e reaproveitada em Sonic CD.

Como todo projeto em desenvolvimento, existem protótipos criados para demonstrar como o jogo está ficando e como ele deverá ficar na versão final. Quatro versões beta do jogo são conhecidas:

  1. Protótipo 510 (10/05/1992): a versão mais velha conhecida do jogo, com muitas coisas inacabadas e que seriam aprimoradas ou retiradas na versão final.
  2. Protótipo 712 (12/07/1993): muitas melhorias foram feitas em relação ao 510.
  3. Protótipo 806 (06/08/1993): a versão mais difícil de se encontrar para download.
  4. Protótipo 920 (20/09/1993): encontrada dentro do disco da versão dos EUA de Sonic CD, com a trilha sonora japonesa. Nota: esta versão foi finalizada três dias antes do lançamento oficial do jogo no Japão.

A versão objeto de nossa jogatina avulsa será justamente a mais antiga conhecida, a 510, revelada pelo grupo de fãs Sonic Extreme no Verão de 2000. Nela, encontram-se muitas diferenças em relação à versão final japonesa. Abaixo, algumas delas:

  • O logo da Sega em 3D aparece antes da tela de título.
  • A tela de título tem os seguintes elementos:
    • A grafia do nome do jogo está como CD Sonic The Hedgehog.
    • O logo da Sega e o ano estão em dourado.
    • Keiko Utoku, cantora dos temas em Full Motion Video (FMV) do jogo, está creditada.
    • As opções de seleção estão sobre o logo do jogo (cima para baixo) e não embaixo (esquerda para direita), como na versão final.
    • A proporção de tela usada é 320 x 224, ao invés de 256 x 224.
  • Três monitores, não usados na versão final, estão presentes neste protótipo:
    • Monitor ‘S Vermelho’: usado para dar invencibilidade e super velocidade ao Sonic por alguns segundos.
    • Monitor ‘Anel Azul’: tem função idêntica ao Monitor S. Na versão 712, a função dele foi alterada e dava a possibilidade de Sonic levar 2 ou 3 hits, com ele envolto a um escudo azul em formato de anel.
    • Monitor ‘Relógio’: seria usado para parar o tempo por alguns segundos. Porém, ele não funciona.
  • Em Palmtree Panic Zone temos:
    • O design de Amy Rose é levemente diferente da versão final.
    • A única fase que contém todos os três monitores descartados.
    • O EGG-HVC-D01, primeiro boss do jogo, tem um design diferente de sua versão final.
    • O primeiro túnel secreto está fechado nesta verão.
  • Em Collision Chaos Zone temos:
    • Os inícios dos Atos 1 e 2 são diferentes.
    • Metal Sonic, quando sequestra Amy, pode eletrificar Sonic. Além disso, os espinhos apontam para cima, em contrapartida deles estarem apontados para o ouriço azul, na versão final.
  • Em Tidal Tempest Zone temos:
    • A cor da água, assim como algumas partes da fase – principalmente a boss fight -, está com a paleta de cores diferente.
    • A queda d’água do início do Ato 2 é infinita.
    • O efeito de ondulação está no foreground e não no background.
  • Na fase especial, existe a mensagem ‘The programmer has a nap. Hold out! Programmer!’ (O programador tirou uma soneca. Mantenha-se firme! Programador!).
  • O poste de fim de fase tem o Sonic com um design ligeiramente diferente.
  • Os contadores de pontos e de anéis iniciam sem números, ao invés de estarem em 0.
  • Após completar a 3ª fase, aparece a mensagem ‘Coming soon’ (Em breve). Significa que o protótipo só dá acesso às três primeiras fases do jogo no seu modo normal, sendo necessário ativar a tela de seleção de fases para ter acesso às outras.
  • Algumas músicas e jingles estão um poucos diferentes da versão final. Destaque para o jingle de super velocidade, o de viagem no tempo e o de tela de título – severamente diferentes em relação à versão final.
  • O FMV de abertura roda a 50Hz.
  • Os badniks não estão desativados nos Good Future das fases.
  • A sequência final, após Sonic derrotar Robotnik em Metallic Madness Zone, não havia sido implementada. Além disso, Amy Rose não aparece para agradecer o ouriço azul.

A seguir, screeshots do protótipo, gameplay do canal Razor & Zenon e, claro, a jogatina by NNL Games.

Imagem 1 – Tela inicial do CD Sonic [Marca d’água]
Imagem 2 – Monitor Anel Azul [Marca d’água]
Imagem 3 – Monitor Relógio [Marca d’água]
Imagem 4 – Viagem no tempo [Marca d’água]
Imagem 5 – Holograma do Metal Sonic [Marca d’água]
Imagem 6 – Monitor S [Marca d’água]
Imagem 7 – Anel gigante desativado [Marca d’água]
Imagem 8 – Primeiro boss [Marca d’água]
Imagem 9 – Metal Sonic sequestrando Amy [Marca d’água]
Imagem 10 – Inimigos espinhosos [Marca d’água]
Imagem 11 – Animação bugada [Marca d’água]
Imagem 12 – Início do tormento [Marca d’água]
Imagem 13 – Fim do Tormento [Marca d’água]
Imagem 14 – Plataforma e puzzle criativos #1 [Marca d’água]
Imagem 15 – Plataforma e puzzle criativos #2 [Marca d’água]
Imagem 16 – Queda d’água sem fim [Marca d’água]
Imagem 17 Mexa-se ou morra esmagado [Marca d’água]
Imagem 18 – Boss fight estilo Sonic 1 [Marca d’água]
Imagem 19 – Danos após derrotar o chefe [Marca d’água]
Imagem 20 – Em breve (23-09-1993) [Marca d’água]

Vídeo de Razor & Zenon

Avulsos #11


Download do jogo

Faça o download do Protótipo 510 de Sonic CD, além de do emulador Fusion e dos BIOS para Sega CD. Basta clicar no link abaixo. Disponível para Windows.

Sonic CD (Beta 510) + emulador + BIOS

Terminamos por aqui. Para conferir outras jogatinas avulsas, basta clicar em um dos posts abaixo. Também dê aquele like e favorito no vídeo, além de se inscrever no canal do NNL Games no YouTube.

Não esqueça de acompanhar o Episódio #18 de Sonic Time Twisted na próxima quarta. Nos vemos muito em breve.

Por: Not Now Lucas

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notnowlucas

São Paulo - SP
Formado em Informática e antenado no universo da tecnologia, gosto de escrever sobre tudo que me convier. Possuo um Nokia Lumia 730 e não gosto que caçoem de mim.