[Séries] Sonic Mania #19 (Tails): Lutando contra o rival do melhor amigo | NNL Games
RPNV 2016 #10: quem foi ou não eleito?
AMQCM #54: Hardwired… To Self Destruct (2016), por Metallica | Álbuns
NNL Indica #3: dicas para acompanhar tudo sobre Chespirito e Dragon Ball Super no Brasil
Eventos massa™ #2: Brasil Game Show 2016 | NNL em eventos
O pior porre da minha vida | Casos Pessoais
Janela de dicas #25: como remover o Warsaw completamente do seu Windows | Macetes
Nos Fragmentos do HD #15: os 10 anos do AE KASINÃO
Avulsos #4: Tanglewood para Sega Genesis / Mega Drive | NNL Games
Crunchyroll: saiba como ter acesso Premium+ por 48 horas

RPNV 2016 #6: Luiza Erundina, Mãe do MC Gui e Vin Diesel Curitibano

#689

Estamos de volta com mais um compilado de candidatos criativos, alguns em um verdadeiro “Se Vira Nos 30” para tentar ganhar seu voto. Para esta semana, reunimos Luiza Erundina, Mãe do MC Gui e Vin Diesel Curitibano.

Luiza Erundina


Luiza Erundina, ex-prefeita de São Paulo (1989-1992), candidata a prefeitura da capital paulista em 2016 pelo PSOL.

Luiza Erundina, ex-prefeita de São Paulo (1989-1992), candidata a prefeitura da capital paulista em 2016 pelo PSOL.

Luiza Erundina é uma parlamentar bastante conhecida no meio político. Nascida em Uiraúna/PB em 1934 e formada em Serviço Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em 1967, veio para São Paulo em 1971 e se junta a Luiz Inácio Lula da Silva a fundar o Partidos dos Trabalhadores (PT) em 1980. Conseguiu se tornar prefeita da cidade (1989-1992), após contrariar os prognósticos – e graças a greve da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), em Volta Redonda, resultando em três operários mortos pelo Exército que, segundo especialistas, ajudou a campanha da então petista por ter sensibilizado a população. Além disso, foi Ministra da Administração Federal (1993) no Governo Itamar e é deputada federal desde 1999.

Saiu do PT em 1998 em direção ao Partido Socialista Brasileiro (PSB), onde ficou até 2016, quando fundou o RAiZ – Movimento Cidadanista. Como o partido ainda não tem registro definitivo, está disputando as Eleições para a Prefeitura de São Paulo deste ano pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL).

Por conta do tempo reduzido da propaganda eleitoral (em duração e periodicidade), Erundina ficou com apenas 10 segundos reservados a sua campanha. Tempo usado para ironizar a não participação no primeiro debate político para as prefeituras, realizado pela Band no dia 22/08*. Nele, aparece o meme de John Travolta confuso, no filme Pulp Fiction (1994) e os dizeres “Cadê a Erundina? Cadê a democracia?”.

Post scriptum: por conta de uma Mini Reforma Eleitoral, responsável pela redução do tempo de campanha e propaganda, apenas candidatos de partidos com pelo menos 9 deputados no Congresso Nacional estão garantidos nos debates realizados pelas emissoras de TV. Além disso, a Band informou que, em votação, 3 dos 5 candidatos presentes em seu debate votaram pela não participação de Erundina – 2/5 eram suficientes para barrá-la -, visto que a ex-prefeita de São Paulo está bem colocada nas pesquisas de intenção de voto.

[Atualização] Decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) permitiu a participação de Erundina em debates de TV, caso seja convidada pelas emissoras, independentemente da boa vontade dos outros candidatos participantes.

Veja o momento em que é veiculada a propaganda com o meme e o protesto. Vídeo gravado por @nyleferrari e postado em seu Twitter.


Mãe do MC Gui


Claudia Castanheira (mãe do MC Gui), candidata a uma vaga na Câmara dos Vereadores de São Paulo.

Claudia Castanheira (mãe do MC Gui), candidata a uma vaga na Câmara dos Vereadores de São Paulo.

É muito comum vermos artistas entrarem no meio político utilizando a fama para tentarem uma vaga a algum cargo público. Mas não é estranho parentes de famosos disputarem eleições utilizando a imagem destes. Este é o caso de Claudia Castanheira, mãe do funkeiro MC Gui.

MC Gui é um de muitos jovens que tentaram entrar no mundo da música por intermédio do funk, e um dos que conseguiram se manter em um seleto grupo de sucesso. Desde muito jovem, escrevia letras de funk por diversão com o irmão. Estourou no meio artístico com o hit Ela Quer, em 2013, emplacando outros hits como O Bonde Passou, Beija ou Não Beija? (participação de Latino), Sonhar e Sua História. Infelizmente, a vida da família do funkeiro foi acometida com a morte precoce do irmão mais Gustavo Matheus Castanheira em 2014, morto por conta de uma overdose de cocaína, segundo perícia posterior – antes acreditava-se em parada cardíaca, pois o jovem sofria de problemas no coração.

A candidatura de Claudia pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) para a vereança da cidade de São Paulo pode ser vista como uma forma de indignação com a atual situação do Brasil como um todo, mas por não ter cacife político, faz uso da imagem do filho famoso para conseguir chegar a seu objetivo.

Confira a inserção da campanha de Claudia – ao lado de MC Gui, que faz a divulgação da mãe – na TV Aberta usada pelo PDT na propaganda política.


Vin Diesel Curitibano


Vin Diesel Curitibano, candidato para ser vereador da capital do Paraná pelo Solidariedade.

Vin Diesel Curitibano, candidato para ser vereador da capital do Paraná pelo Solidariedade.

O que você faria se visse uma grande estrela internacional vendendo panos de prato no cruzamento de uma capital importante do Brasil? Esta é a reação de quem passa pelo cruzamento Av Presidente Getúlio Vargas com a Ângelo Sampaio (bairro Água Verde) em Curitiba/PR. Marcos Aparecido Salvo, 38 anos, é conhecido como Vin Diesel Curitibano, por sua semelhança com o astro de Velozes e Furiosos.

O apelido veio de um dono de academia, onde o sósia fazia bico, e a fama veio em 2015, graças ao site de humor XV Curitiba, passando a dar autógrafos e ser reconhecido, embora a venda de de panos de prato (sua função autônoma) não tenha sofrido nenhum impacto – as vendas não sofreram nenhum aumento significativo. O assédio não incomoda a esposa, Bruna Godoy, segundo Vin Diesel Curitibano, apesar de algumas mulheres passarem um pouco dos limites.

A vida de Marcos mudou, desde de ter dado entrevistas para sites como o Banda B, e da participação no programa Balanço Geral Curitiba (RIC TV – afiliada Rede Record), proporcionando um ensaio fotográfico como sósia de Vin Diesel. Agora, nestas eleições, resolveu se candidatar para a vereança da capital paranaense pelo partido Solidariedade (SD). Parece que as coisas estão acontecendo de forma muito rápida com o sósia, como sugere a franquia de filmes protagonizada pelo ator original.

Este é o fim deste post com mais alguns dos candidatos criativos de 2016. Fiquem ligados, porque no próximo domingo teremos mais um RPNV 2016 para vocês. Cuidem-se e até lá.

Por: Not Now Lucas

The following two tabs change content below.

notnowlucas

São Paulo - SP
Formado em Informática e antenado no universo da tecnologia, gosto de escrever sobre tudo que me convier. Possuo um Nokia Lumia 730 e não gosto que caçoem de mim.