[Séries] Sonic Mania #18 (Tails): Um ninja robô no jardim  | NNL Games
RPNV 2016 #10: quem foi ou não eleito?
AMQCM #54: Hardwired… To Self Destruct (2016), por Metallica | Álbuns
NNL Indica #3: dicas para acompanhar tudo sobre Chespirito e Dragon Ball Super no Brasil
Eventos massa™ #2: Brasil Game Show 2016 | NNL em eventos
O pior porre da minha vida | Casos Pessoais
Janela de dicas #25: como remover o Warsaw completamente do seu Windows | Macetes
Nos Fragmentos do HD #15: os 10 anos do AE KASINÃO
Avulsos #4: Tanglewood para Sega Genesis / Mega Drive | NNL Games
Crunchyroll: saiba como ter acesso Premium+ por 48 horas

Janela de dicas #21: instale o Windows 10 em seu pen drive / HD externo (Windows To Go) usando o WinToUSB | Macetes

#683

No mundo dos Sistemas Operacionais, portabilidade pode ser uma ótima saída. Para instalar novas verões ou quando for necessária uma instalação limpa de um SO, não há mais a necessidade de se ter uma mídia física: tudo pode ser feito utilizando um dispositivo USB bootável contendo os arquivos necessários para o procedimento.

É comum distros Linux poderem estar em pen drives por meio de Live USB, onde é possível fazer testes ou simplesmente usá-las sem o compromisso de instala-las em uma máquina física. Seguindo esta tendência, a Microsoft resolveu implementar esta função de poder instalar o Windows diretamente em um pen drive ou HD externo à partir do Windows 8 Enterprise e versões posteriores semelhantes. Esta funcionalidade – chamada de Windows To Go – é uma mão roda para quem precisa literalmente levar o sistema para onde ele for necessário.

Quem não possui versão do Windows compatível, também pode ter seu SO em um pen drive ou HD externo. O procedimento mostrado a seguir foi feito com o WinToUSB em sua versão gratuita, para a instalação do Windows 10 Pro x64 Anniversary Update (Redstone 1, Build 14393). Veja como proceder.

  1. WinToUSB

    Faça o download do WinToUSB (na versão 3.1), basta clicar no botão abaixo. Disponível à partir do Windows XP (32 bits ou 64 bits).

    WinToUSB

  2. Proceda com a instalação do WinToUSB normalmente.
    Tela inicial do WinToUSB

    Tela inicial do WinToUSB

  3. Com o programa aberto por padrão na opção ‘Imagem para USB’, selecione a imagem de instalação do Windows 10 (também pode ser 7, 8 ou 8.1) clicando na lupa do campo ‘Arquivo de imagem’ e depois clique em ‘Abrir’.
    Escolhendo o arquivo de imagem de instalação do Windows 10.

    Escolhendo o arquivo de imagem de instalação do Windows 10.

  4. Selecione a versão desejada do Windows 10 e clique em ‘Próximo’.
    Escolhendo a versão do Windows 10 para a instalação.

    Escolhendo a versão do Windows 10 para a instalação.

  5. Selecione o seu pen drive ou HD externo (com pelos 16 GB, de preferência USB 3.0 ou superior) e escolha qual partição será destinada para o boot e qual será para a instalação do SO propriamente dito. Depois, clique em ‘Próximo’
    Selecionando as partições do dispositivo USB para a instalação do Windows 10.

    Selecionando as partições do dispositivo USB para a instalação do Windows 10.

  6. Aguarde o processo de instalação ser procedido. O processo deve ser finalizado em cerca de 2 horas. Não retire seu dispositivo USB em nenhum momento deste procedimento.
  7. Caso tudo ocorra como previsto, o Windows 10 estará instalado em seu pen drive ou HD externo. Para usá-lo, basta (re)iniciar seu PC, entrar nas configurações de boot de seu BIOS / UEFI clicando na tecla designada para esta função (F2, F8, F12, ESC, etc) e escolher a unidade usada no processo de instalação. Proceda a configuração inicial do SO para poder utilizá-lo sempre quando necessário em qualquer PC.

Se quiser mais informações sobre o WinToUSB – e até mesmo comprar uma licença com direito a mais funcionalidades, basta clicar no link disponível dentro do spoiler ‘Via’ logo abaixo. Também não se esqueça de compartilhar este post nas redes sociais com seus amigos para ajudar na divulgação deste post. Voltaremos com mais Janela de dicas em breve.

Por: Not Now Lucas

The following two tabs change content below.

notnowlucas

São Paulo - SP
Formado em Informática e antenado no universo da tecnologia, gosto de escrever sobre tudo que me convier. Possuo um Nokia Lumia 730 e não gosto que caçoem de mim.