[Séries] Sonic Mania #9 (Sonic & Tails): Um oceano poluído | NNL Games
RPNV 2016 #10: quem foi ou não eleito?
AMQCM #54: Hardwired… To Self Destruct (2016), por Metallica | Álbuns
NNL Indica #3: dicas para acompanhar tudo sobre Chespirito e Dragon Ball Super no Brasil
Eventos massa™ #2: Brasil Game Show 2016 | NNL em eventos
O pior porre da minha vida | Casos Pessoais
Janela de dicas #25: como remover o Warsaw completamente do seu Windows | Macetes
Nos Fragmentos do HD #15: os 10 anos do AE KASINÃO
Avulsos #4: Tanglewood para Sega Genesis / Mega Drive | NNL Games
Crunchyroll: saiba como ter acesso Premium+ por 48 horas

Janela de dicas #12: extensões no Microsoft Edge | Extensões | Microsoft Edge

#637

O Internet Explorer foi por muito tempo o navegador mais usado no mundo por vir pré-instalado no Windows – esmagadoramente o Sistema Operacional mais usado até hoje. Com o surgimento da concorrência (Netscape – finado -, Mozilla Firefox, Opera e Google Chrome), o IE parou no tempo e perdeu o posto de rei para o Chrome. A Microsoft tentou mudar a história com o lançamento da versão 9 do browser, obtendo uma melhora significativa na qualidade. Mas isso ainda não tinha sido suficiente para acabar com a má fama arduamente construída.

Com o anúncio do Windows 10, veio também a promessa de um novo navegador feito do zero para substituir o IE. Na fase de desenvolvimento e testes pelo Programa Windows Insider, ele ficou conhecido como Porject Spartan, sendo renomeado posteriormente para Microsoft Edge. Com interface remodelada e inspirada nos concorrentes, o Edge também traz integração com a assistente virtual Cortana, anotações rápidas com o OneNote, dentre outras funções.

Uma função tão prometida para o Edge é a possibilidade de uso de extensões, tal qual Firefox e Chrome possibilitam. Ela viria junto com o lançamento do Windows 10, sendo adiada para o lançamento da Threshold 2 em novembro. Mas o lançamento da função foi adiado novamente para ser lançada junto com a atualização Redstone 1 (prevista para ser lançada em junho/julho deste ano).

Quem é Insider já pode testar a funcionalidade do novo navegador padrão do Windows 10 desde o Build 14291.1001. Por enquanto, ela está sob desenvolvimento e possui poucas extensões disponíveis para testes. Estas, que poderão ser portadas do Google Chrome, estarão disponíveis na Windows Store e também serão suportadas pelo Microsoft Edge para Windows 10 Mobile futuramente.

Confira abaixo como instalar e usar extensões no Microsoft Edge.

  1. Dentro do Microsoft Edge, clique nos “…” e vá em “Extensões”.
    As extensões no Microsoft Edge.

    As extensões no Microsoft Edge.

  2. Clique em “Baixar extensões”.
    Baixar as extensões sob testes.

    Baixar as extensões sob testes.

  3. Escolha uma dentre as três extensões disponíveis (Microsoft Translator, Mouses Gestures e Reddit Enhacement Suite) e clique em “Baixar”.
  4. Após o download, clique duas vezes no arquivo de instalação da extensão para poder criar a pasta de localização dela.
    Local onde os arquivos de instalação das extensões foram salvas

    Local onde os arquivos de instalação das extensões foram salvas

  5. Vá de novo em “…” > “Extensões”, clique em “Carregar extensão” e escolha a pasta que corresponde à extensão a ser instalada – localizada em “Downloads” – clicando em “Selecionar pasta”.
    Carregar uma extensão para o Microsoft Edge.

    Carregar uma extensão para o Microsoft Edge.

  6. Depois deste procedimento, você está apto para testar as extensões. Abaixo, os screenshots mostrando o funcionamento de duas delas.
    • Mouse Gestures: use gestos com o botão direto do mouse para acionar funções no Edge, como abrir uma nova aba, recarregar aba atual, fechar a aba atual, entre outros.
      Mouse Gestures em ação.

      Mouse Gestures em ação.

    • Microsoft Translator: use o tradutor da Microsoft para traduzir páginas em mais 50 idiomas. Basta clicar no ícone da extensão, localizado dentro da barra de endereços à direita, ao lado do ícone de favoritos – no caso, pode estar à esquerda do ícone do “Modo leitura” -, para fazer a mágica acontecer.
      Microsoft Translator em ação.

      Microsoft Translator em ação.


Este foi o Janela de dicas da semana. Como sempre, sinta-se à vontade para comentar e sugerir alguma dica. Siga-me nas redes sociais para mais novidades do NNL e outras interações. A sua coluna de dicas sobre Windows 10 volta em breve. Aguarde.

Por: Not Now Lucas

The following two tabs change content below.

notnowlucas

São Paulo - SP
Formado em Informática e antenado no universo da tecnologia, gosto de escrever sobre tudo que me convier. Possuo um Nokia Lumia 730 e não gosto que caçoem de mim.