[Séries] Sonic Mania #9 (Sonic & Tails): Um oceano poluído | NNL Games
RPNV 2016 #10: quem foi ou não eleito?
AMQCM #54: Hardwired… To Self Destruct (2016), por Metallica | Álbuns
NNL Indica #3: dicas para acompanhar tudo sobre Chespirito e Dragon Ball Super no Brasil
Eventos massa™ #2: Brasil Game Show 2016 | NNL em eventos
O pior porre da minha vida | Casos Pessoais
Janela de dicas #25: como remover o Warsaw completamente do seu Windows | Macetes
Nos Fragmentos do HD #15: os 10 anos do AE KASINÃO
Avulsos #4: Tanglewood para Sega Genesis / Mega Drive | NNL Games
Crunchyroll: saiba como ter acesso Premium+ por 48 horas

Janela de dicas #7: configurações pessoais, backup no OneDrive e Windows 10 (PCs e tablets) | Macetes

#620

Uma função interessante que existe desde os idos de Windows 8.1 e Windows Phone 8.1 é fazer o backup de todas as suas configurações pessoais pela mesma Conta Microsoft vinculada à instalação do Sistema Operacional (contas, layout da Tela Inicial, senhas, dados de apps, etc.) no OneDrive. Porém, com o lançamento do Windows 10 (PCs e tablets), esta opção acabou ficando de fora, restando apenas as opções de salvar um histórico de arquivos ou um backup único em uma unidade interna ou externa ou partição do mesmo HD – como no Windows 7.

Felizmente, a função retornou* (aparentemente para usuários do Windows Insider Program com os mais recentes Builds da atualização Redstone) sem nenhum alarde e deixou de ser exclusiva do Windows 10 Mobile. A seguir, um pequeno tutorial de como ativar esta importante funcionalidade para quando for necessária uma formatação ou troca de PC.

*Post scriptum: a função foi novamente retirada, não sendo liberada com a Redstone 1 (Anniversary Update). Não se sabe, ao certo, se ela será adicionada em alguma nova atualização do Windows.

Passo a passo

  1. Abra o app de Configurações (pode ser acionado usando as teclas Windows + I) e abra a opção “Atualização e segurança”.
    App de Configurações do Windows 10.

    App de Configurações do Windows 10.

  2. Acesse a opção Backup e habilite “Fazer backup de configurações, como layout da tela inicial, como contas e senhas”.
    Opção para habilitar backup de configurações no OneDrive.

    Opção para habilitar backup de configurações no OneDrive.

    • Adicionalmente, você pode pesquisar pela opção “Configuração de Histórico de Arquivos” para chegar às configurações de backup.
      Pesquise por "backup" e encontre as "Configurações de Histórico de Arquivos".

      Pesquise por “backup” e encontre as “Configurações de Histórico de Arquivos”.

  3. Clique em “Mais opções” e depois em “Fazer backup agora”. Por aqui, também pode-se fazer uma consulta da quantidade de de espaço ocupada pelo backup, a quantidade de armazenamento total disponível na sua conta do OneDrive, habilitar ou não backups automáticos e ainda removê-los pelo site do serviço de armazenamento na nuvem da Microsoft.
    Faça backup dos dados para o OneDrive.

    Faça backup dos dados para o OneDrive.

  4. Espere até o backup dos dados seja armazenado no OneDrive vinculado à sua Conta Microsoft. Se tudo der certo, suas configurações e outros dados estarão a salvo para alguma emergência e serão compartilhados (não todos, claro) com o Windows 10 Mobile vinculado à mesma conta.
    Progresso do backup.

    Progresso do backup.

Curtiu esta pequena porém importante dica? Se sim, compartilhe este post nas redes sociais e acompanhe outras dicas dadas pela coluna Janela de dicas clicando em um dos posts abaixo. Possui alguma dica? Contate-me pelas redes sociais, ela pode aparecer por aqui.

Fico por aqui. Até a próxima dica bacana para Windows.

Por: Not Now Lucas

The following two tabs change content below.

notnowlucas

São Paulo - SP
Formado em Informática e antenado no universo da tecnologia, gosto de escrever sobre tudo que me convier. Possuo um Nokia Lumia 730 e não gosto que caçoem de mim.