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IiL #12: Anatel Consumidor, direitos do consumidor e solicitações

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Imagem de destaque (vide visualização via página principal): Melhores Celulares.

Anatel Consumidor

O mundo está cada vez mais conectado, cada vez mais moderno, mas os direitos do consumidor continuam sendo ignorados e rasgados por muitas empresas no Brasil. Telefonia fixa, móvel e TV por assinatura estão sempre em destaque – negativamente – quando o assunto é qualidade de serviço e de atendimento.

Para poder auxiliar os que se sentem lesados, existe a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), com a missão de registrar reclamações, pedidos de informação e sugestões. O órgão do governo é o intermediador entre as empresas relacionadas e os consumidores. Geralmente, reclamações procedentes dão resultado.

Após lançar o app Anatel Serviço Móvel – com a função de monitorar a qualidade de sinal de voz e dados das principais operadoras do Brasil -, a agência lançou o Anatel Consumidor para as três plataformas (Android, iOS e Windows [Phone]).

O foco do IiL é mostrar a versão para a plataforma da Microsoft, porém não há nenhuma diferença significativa de design entre as três plataformas. A UI e UX são simples, porém agradáveis, principalmente a quem é usuário do Windows [Phone]. Na tela inicial, temos opções primordiais: “Registrar Solicitação”, “Suas Solicitações” e “Seus Direitos”.

Antes de registrar toda e qualquer reclamação, é preciso ter um cadastro no site da Anatel. É bom também consultar a opção “Seus Direitos”, para obter maiores informações sobre os direitos de consumidor.

A opção “Registrar Solicitação” tem a função de registrar uma reclamação, uma sugestão ou pedir uma informação. Se todas as alternativas de resolver o problema de forma amigável não derem certo, o ato de reclamar é a opção. Para fazê-lo, precisa-se de detalhar todo o processo de tentativas de solução (incluindo números de protocolo). A Anatel encaminha o pedido a ser respondido e resolvido em até 5 dias.

Com a reclamação registrada, há a opção “Suas Solicitações”, por onde é feita a consulta da situação do pedido. Esta opção é separada em três abas: telefonia móvel, telefonia fixa e TV por assinatura. A solicitação é encontrada de acordo com a modalidade na qual ela foi enquadrada.

O Anatel Consumidor ainda permite a edição dos dados cadastrais, consulta do Termo de Responsabilidade sobre o uso devido das solicitações, ajuda sobre o uso do app e ainda sobre o tipo de conectividade usada para acessar o sistema da Anatel.

Em termos gerais, o aplicativo da Anatel mostra-se bastante eficiente e bem fácil de ser usado. Porém só o uso para consultar, pois não tive o desprazer de registrar nenhuma reclamação até o momento.

Para baixar o SysApp Pusher (na versão 1.0.1.0), para Windows Phone 8 e 8.1, acesse a Windows Phone Store ou leia o QR Code.

Anatel Consumidor QR Code

Por: Not Now Lucas

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notnowlucas

São Paulo - SP
Formado em Informática e antenado no universo da tecnologia, gosto de escrever sobre tudo que me convier. Possuo um Nokia Lumia 730 e não gosto que caçoem de mim.