Trechos Top® #21: Chorando se foi…
RPNV 2016 #10: quem foi ou não eleito?
AMQCM #54: Hardwired… To Self Destruct (2016), por Metallica | Álbuns
NNL Indica #3: dicas para acompanhar tudo sobre Chespirito e Dragon Ball Super no Brasil
Eventos massa™ #2: Brasil Game Show 2016 | NNL em eventos
O pior porre da minha vida | Casos Pessoais
Janela de dicas #25: como remover o Warsaw completamente do seu Windows | Macetes
Nos Fragmentos do HD #15: os 10 anos do AE KASINÃO
Avulsos #4: Tanglewood para Sega Genesis / Mega Drive | NNL Games
Crunchyroll: saiba como ter acesso Premium+ por 48 horas

Janela de dicas #1: GameState Manager, Steam e saves | Macetes

#546
Imagem de destaque (vide visualização via página principal): Wallpoper.

GameState Manager banner

Debute do Janela de dicas. Dicas que ajudam a abrir janelas para usuários de Windows. A qualquer momento, no NNL.

Atualmente, os computadores mais avançados estão cada vez mais acessíveis aos usuários finais. Muitos gamers preferem investir em uma máquina potente que em um console de última geração para poder ter acesso a games com gráficos cada vez mais exuberantes.

Seja para quem tem um PC gamer ou não, o Steam é a plataforma preferida. Mas estas máquinas precisam de tempos em tempos serem otimizadas e formatadas, em último caso. Os saves dos jogos instalados não costumam estar em um lugar só (geralmente na pasta Documentos e em My Games) e nem todos os games tem suporte ao Steam Cloud – que salva o progresso do jogador na nuvem.

Para isso, existe o GameState Manager. Portable (e instalável), ele tem a função de averiguar os saves de todos os jogos instalados na máquina – não precisam ser do Steam. Assim, pode-se fazer o backup destes em arquivos a serem lidos pelo programa. Então, basta escolher o diretório padrão para o salvamentos das cópias de segurança e pronto. Não há segredo.

Uma função bem bacana é salvar os backups periodicamente via agendamento, pois nunca se sabe quando algo inesperado possa acontecer. Basta definir um nome, quais os saves a serem salvos, a periodicidade e onde e como serão salvos.

Há a possibilidade também fazer backup dos saves na nuvem. Estão disponíveis Box, Dropbox, Google Drive, SkyOneDrive (este não funciona) e em um servidor privado FTP. Manter backups em mais de um local também não é uma má ideia.

Salvar saves na nuvem.

Salvar saves na nuvem.

Para fazer valer todo o esforço em backups, a razão de viver deles é serem restaurados devidamente. Para colocar os saves de volta no lugar, basta selecionar os arquivos dos jogos correspondentes e fazer a mágica acontecer. Assim, pode-se continuar a jogatina de onde ela parou.

Restaurar saves.

Restaurar saves.

Para baixar o GameState Manager (na versão 3.1, build 442), para Windows XP, Vista, 7 e 8 – seja x86 ou x64 -, acesse a o link para download.

Por: Not Now Lucas

The following two tabs change content below.

notnowlucas

São Paulo - SP
Formado em Informática e antenado no universo da tecnologia, gosto de escrever sobre tudo que me convier. Possuo um Nokia Lumia 730 e não gosto que caçoem de mim.