
Todos nós sabemos: a morte é inevitável e um dia virá. De formas tristes, revoltantes e até mesmo bizarras. E o tema desfragmentado de hoje é sobre a forma como morreu um padre que resolveu sobrevoar sob balões em alto mar.
O ativismo pelos Direitos Humanos e o primeiro voo bem-sucedido
Adelir Antônio de Carli, de 41 anos, era pároco da diocese de Paranaguá. Defensor dos Direitos Humanos, ficou famoso por denunciar torturas de agentes públicos a moradores de rua, em 2006. Como resultado, quatro guardas municipais e o secretário de Segurança Pública (Álvaro Domingues Neto) foram presos, porém outros três ficaram foragidos da polícia.
Para promover as ações da Pastoral Rodoviária de Paranaguá – que ajuda espiritualmente caminhoneiros -, o padre tinha uma forma inusitada de fazê-lo. Em 13/01/2008, ele resolveu fazer um voo com balões de festa entre as cidades de Ampére (PR) e San Antonio (Argentina) – 110 km distância. O voo durou cerca de 4h15, e se atingiu uma altitude de 5,3 km.

Voo de 13/01/2008 (bem-sucedido).
Uma façanha como essa não seria feita de forma irresponsável ou será que sim?. Foram usados cerca de 500 balões para sustentar cerca de 200 kg (contando o padre e toda a parafernália usada no voo). Alguns itens de segurança foram usados durante toda a ação, como uma roupa térmica. Com o sucesso deste primeiro feito, foi prometido um segundo voo, marcado para 20/04.
O segundo [e trágico] voo
Com tudo marcado e preparado para 20/04/2008 (véspera do Dia de Tiradentes), o padre levantou voo novamente sentando a uma cadeira sob centenas de balões, partindo de Paranaguá (PR), com destino a Dourados (MS), uma distância bem maior à percorrida 3 meses antes. Ele se equipou com uma roupa térmica, dois celulares, um aparelho de GPS e suprimentos alimentares.
![Momentos que antecederam o último [e trágico] voo do padre.](http://notnowlucasnnl.com.br/wp-content/uploads/2015/06/Padre-Segundo-e-último-voo.jpg)
Momentos que antecederam o último [e trágico] voo do padre.
Mesmo recebendo a recomendação de não realizar o voo por conta do mau tempo na região, o padre insistiu e partiu para a sua última ação em vida. No mesmo dia, ele entrou em contato com a Polícia Militar dando detalhes de sua localização (cerca de 30 km da ilha dos Tamboretes, em São Francisco do Sul (SC)) e pedido para entrarem com as autoridades porque tinha dado ruim.
No dia seguinte ao voo, foram iniciadas buscas em São Francisco do Sul em busca de Adelir. O Corpo de Bombeiros e a Força Aérea Brasileira (FAB) vasculharam as proximidades e encontraram no segundo dia vários balões, mas nenhum sinal do padre. As buscas foram oficialmente encerradas em 26/04/2008. Apenas em 03/06/2008, uma empresa que presta serviços para a Petrobrás encontrou partes dos restos mortais do padre a 100 km da costa de Macaé (RJ).

Os balões foram encontrados, mas o padre não.
Alguns fatos a mais sobre o trágico desfecho da aventura:
- O padre não teria autorização para promover voos em nome da Pastoral Rodoviária de Paranaguá, segundo o bispo desta.
- O Comando da Aeronáutica informou sobre os riscos ao espaço aéreo que a aventura promoveu. O padre teria passado perto de pelos menos três aeroportos: São José do Pinhal (PR), Navegantes e Joinville (SC).
- O trágico fim do padre lhe rendeu o Darwin Awards, prêmio criado para os
perdedoresvencedores que tiveram mortes inusitadas.
Comentários finais
O fim do padre Adelir foi realmente trágico e até mesmo idiota. Em busca de mostrar sua excentricidade, promoveu voos inusitados e marcantes para a história da internet. Afinal de contas, algo deste naipe só poderia resultar em memes e montagens mil grau®.

E o Vento Levou (mas não trouxe de volta).
Se encerra por aqui mais um post desta coluna desfragmentada. Se quiser mais, dê uma olhada nos post anteriores e aguarde pelos próximos.
Por: Not Now LucasLegais. Bem Loucos. Empolgantes.
notnowlucas
Latest posts by notnowlucas (see all)
- Os novos rumos do NNL - 10 de janeiro de 2020
- A Relíquia de Platina da Future Tense – Crash 3 (NST) | Walkthru’s - 22 de dezembro de 2019
- Colocando Gnasty Gnorc para correr – Spyro The Dragon (RT) [PT-BR] #6 [FINALE] | Séries - 13 de dezembro de 2019
- Presentes mágicos desagradáveis – Spyro The Dragon (RT) [PT-BR] #5 | Séries - 9 de dezembro de 2019
- Adestrando feras chocantes – Spyro The Dragon (RT) [PT-BR] #4 | Séries - 4 de dezembro de 2019