[Séries] Sonic Mania #8 (Sonic & Tails): Como o Oeste venceu | NNL Games
RPNV 2016 #10: quem foi ou não eleito?
AMQCM #54: Hardwired… To Self Destruct (2016), por Metallica | Álbuns
NNL Indica #3: dicas para acompanhar tudo sobre Chespirito e Dragon Ball Super no Brasil
Eventos massa™ #2: Brasil Game Show 2016 | NNL em eventos
O pior porre da minha vida | Casos Pessoais
Janela de dicas #25: como remover o Warsaw completamente do seu Windows | Macetes
Nos Fragmentos do HD #15: os 10 anos do AE KASINÃO
Avulsos #4: Tanglewood para Sega Genesis / Mega Drive | NNL Games
Crunchyroll: saiba como ter acesso Premium+ por 48 horas

IiL #7: Cartola FC Parciais, fantasy game e cartoletas

#531
Imagem de destaque (vide visualização via página principal): Anormal.

Cartola FC Parciais

Não é segredo para ninguém a paixão e idolatria pelo esporte mais praticado no mundo, o futebol. Muitos têm o sonho de serem jogadores, ou até mesmo, gerentes do clube do coração. Para isto, existiu um jogo chamado Rei da Liga, criado pelo Esporte Interativo para tornar qualquer um manager no time dos sonhos da UEFA Champions League, ganhando ou perdendo pontos por cada ação do jogador em campo (gol, assistência, defesa, cartão amarelo ou vermelho, etc.). Para o Campeonato Brasileiro Série A, o SPORTV também lançou um fantasy game parecido, o Cartola FC.

Existe uma aplicação para Android e iOS onde você pode gerenciar seu time, entrar em ligas, desafiar amigos e conferir a pontuação ao longo das rodadas do torneio nacional. Por ora, o Cartola FC não está disponível de forma oficial para Windows. Mas desenvolvedores disponibilizam versões alternativas para se ter acesso ao fantasy game. Dentre eles, está o Cartola FC Parciais, de Wesley Junior.

O app apresenta uma interface simples, porém simples e fidedigna ao sistema operacional. Ao fazer o login, mostram-se uma telas com 5 tiles: gerenciar o time; conferir a classificação das ligas que o time participa; ver todas as conquistas (as desbloqueadas e àquelas a serem alcançadas); parciais da rodada; e conferir a seleção da rodadas.

No gerenciamento do time criado, pode-se conferir a escalação atual, podendo-se fazer as alterações necessárias. Porém aqui o app peca quanto ao design: os dados dos jogadores/treinadores não cabem na tela, e a rolagem para conferi-los ou para ir ao mercado – por exemplo – mostra-se muito lenta e incomoda em muitos casos.

Uma tabela à direita, logo acima, mostra de forma resumida o preço do time, o total de cartoletas (moeda corrente do jogo), o que restou para ser gasto, a pontuação, o esquema tático escolhido, data e hora do fechamento do mercado e a pontuação parcial ou final da última rodada.

Quer ver as parciais do time ou de uma liga específica? Há uma aba de pesquisa que permite tal função. A busca de times é eficiente, porém a de ligas é deficitária e imprecisa. Exemplo: na busca pela liga @saopaulomania, nenhum resultado semelhante é retornado, e mostram-se termos nem um pouco familiares.

O Cartola FC Parciais é um app universal – ou seja, disponível para smartphones, tablets e PCs por uma única compra. Sua versão para desktop é bastante simples: após o login, só há a possibilidade de consultar as ligas que o time é integrante e a classificação da liga selecionada. Deixa bastante a desejar, mesmo ainda em versão beta.

O aplicativo é simples e, dentro do possível, cumpre seu papel de gerenciamento do seu Cartola. Porém possui algumas deficiências a serem corrigidas – e uma versão mais completa para desktop – pesando contra ele. Na falta da aplicação oficial, ele pode quebrar um galho.

Para baixar o Cartola FC Parciais (na versão 8.0.0.1), para Windows Phone 7.5, 8 e 8.1, acesse a Windows Phone Store ou leia o QR Code.

Cartola FC Parciais QR Code

Para baixar o Cartola FC Parciais Beta para Windows 8, 8.1 e RT, acesse a Windows Store.

Por: Not Now Lucas

The following two tabs change content below.

notnowlucas

São Paulo - SP
Formado em Informática e antenado no universo da tecnologia, gosto de escrever sobre tudo que me convier. Possuo um Nokia Lumia 730 e não gosto que caçoem de mim.