Mais um a meu favor #231: Caetano Veloso, buquê da noiva e compras de supermercado
RPNV 2016 #10: quem foi ou não eleito?
AMQCM #54: Hardwired… To Self Destruct (2016), por Metallica | Álbuns
NNL Indica #3: dicas para acompanhar tudo sobre Chespirito e Dragon Ball Super no Brasil
Eventos massa™ #2: Brasil Game Show 2016 | NNL em eventos
O pior porre da minha vida | Casos Pessoais
Janela de dicas #25: como remover o Warsaw completamente do seu Windows | Macetes
Nos Fragmentos do HD #15: os 10 anos do AE KASINÃO
Avulsos #4: Tanglewood para Sega Genesis / Mega Drive | NNL Games
Crunchyroll: saiba como ter acesso Premium+ por 48 horas

IiL #6: Wikipedia, Rudy Huyn e melhor cliente

#529
Imagem de destaque (vide visualização via página principal): PCWelt.

Wikipedia

Quem se aventura na plataforma Windows (com a iminente unificação), mais precisamente no Windows Phone, sabe da carência de alguns apps considerados importantes por muitos – embora haja o básico para qualquer usuário. Nesse mar de desinteresse de desenvolvedores importantes, eis que surge um dev francês extremamente dedicado ao OS mobile em busca do crescimento deste: Rudy Huyn. Autor do 6tag (cliente Instagram) e 6tin (cliente Tinder) – onde seus aplicativos são considerados melhores em comparação à versões oficiais de outras plataformas.

O app da vez é o Wikipedia, melhor cliente do site de informações wiki. Logo ao ser aberto, o aplicativo mostra a familiaridade do layout ao Windows Phone. Temos as opções de pesquisar um artigo, ver o destaque do dia, buscar por artigos ao redor ou ler um texto aleatório.

Para a pesquisa, não há segredo: basta digitar o termo a ser encontrado (com direito a sugestões) e, em caso positivo, acessar o artigo referente. Este é apresentado da forma como aparece na própria Wikipedia, com a adição de poder encontrar uma seção específica, consultar versões em outros idiomas, compartilhar, adicionar aos favoritos, abrir no Internet Explorer, buscar por versões anteriores, editar a forma como o artigo se apresenta (tema, tamanho da fonte e bloqueio de rotação) e voltar para a página de pesquisa.

Na opção “Ao redor”, encontram-se artigos referentes a monumentos históricos, restaurantes, estádios de futebol, entre outros próximos à localização definida via GPS. Estes são apresentados em um mapa ou em uma lista específica.

O aplicativo conta com outros features, como:

  • Ler o artigo do dia.
  • Ler um artigo randômico.
  • Adicionar e gerenciar os artigos marcados como favoritos.
  • Um live tile atualizado com o artigo do dia.

Nas configurações, são gerenciados o idioma de pesquisa (definido pelo padrão do sistema), ativar ou não a localização e gerenciar o live tile – usar o artigo do dia, cor principal e ativar a atualização automática a cada 30 minutos. Além disso, há a possibilidade de avaliar o app, conhecer mais sobre os outros apps de Rudy e enviar sugestões de melhorias para ele.

No âmbito geral, este cliente Wikipedia mostra-se intuitivo e bastante funcional, com a possibilidade de sincronizar os termos pesquisados e os artigos favoritos (inclusive a ordem da lista) com o OneDrive. Mais um excelente trabalho da “devceleb” da Windows Phone Store. Porém, sofre com um bug do Windows, tal qual outros apps: quando desinstalado e reinstalado abruptamente por problemas em seu funcionamento, os dados salvos na nuvem são “ignorados”.

Para baixar o Wikipedia (na versão 2.4.1.4), para Windows Phone 7.5, 8 e 8.1, acesse a Windows Phone Store ou leia o QR Code.

Wikipedia QR Code

Por: Not Now Lucas

The following two tabs change content below.

notnowlucas

São Paulo - SP
Formado em Informática e antenado no universo da tecnologia, gosto de escrever sobre tudo que me convier. Possuo um Nokia Lumia 730 e não gosto que caçoem de mim.