Segurar a expectativa, poodle poliglota e batedor de metas | Mais um a meu favor #281
RPNV 2016 #10: quem foi ou não eleito?
AMQCM #54: Hardwired… To Self Destruct (2016), por Metallica | Álbuns
NNL Indica #3: dicas para acompanhar tudo sobre Chespirito e Dragon Ball Super no Brasil
Eventos massa™ #2: Brasil Game Show 2016 | NNL em eventos
O pior porre da minha vida | Casos Pessoais
Janela de dicas #25: como remover o Warsaw completamente do seu Windows | Macetes
Nos Fragmentos do HD #15: os 10 anos do AE KASINÃO
Avulsos #4: Tanglewood para Sega Genesis / Mega Drive | NNL Games
Crunchyroll: saiba como ter acesso Premium+ por 48 horas

Nokia Care Lumia 520: nota fiscal, porta na cara e cheirando a novo | Casos Pessoais

#514
#1000000010 (binário)
#202 (hexadecimal)
#1002 (octal)
Imagem de destaque (vide visualização via página principal): Logopedia.

Problemas com o smartphone: quem nunca? A história de hoje é sobre minha experiência com o suporte Nokia (Nokia Care) para meu aparelho Lumia 520, com problemas no botão Power/Block.

O problema em si

O problema em si começa já no momento da compra (mais para frente neste texto, esta informação fará sentido de estar sendo mencionada): logo após efetuar o pagamento, depois de desencontros, o dia de recebimento do Lumia 520 foi marcado, com a promessa de, além do aparelho, receber a nota fiscal – já que o antigo dono havia usado este por pouco tempo. Mas, o dito papel não veio junto e, como estava entusiasmando com o produto, nem dei tanta bola para o fato.

Mais ou menos há um mês, o botão que tem a função de bloquear/desbloquear e ligar/desligar do smartphone começou a apresentar defeito, ainda pequeno – antes de atualizar para a Lumia Black. Nos últimos dias, o mau funcionamento se agravou. Não haveria outra alternativa senão acionar o @NokiaSuporte (aliás, o perfil é atencioso e dará os endereços das assistências técnicas ou de como enviar o aparelho para conserto, caso necessário).

Obs.: há apenas duas autorizadas na cidade de São Paulo: PLL Moema e Help Celular Tatuapé.

Tentativa de conserto fail: PLL Moema e seu telefone que não funciona

Com os dois endereços em mãos, preferi ir na AT mais próxima da minha casa – na qual já havia levado o 2730 para consertar o display em 2012 e havia tido uma experiência razoável -, no dia 05/03/2014 (quarta). Bati, porém, com a porta na cara, pois ela estava fechada, mas não tinha nenhum aviso de funcionamento diferenciado por conta do feriadão. Enviei um email – pois o telefone informado simplesmente não funciona – perguntando sobre o funcionamento da unidade e sobre a possibilidade de usufruir do Fique Conectado (programa que garante um aparelho reserva – bem inferior – enquanto o titular está no conserto e enquanto houver disponibilidade). Até a data de hoje, nenhuma resposta.

Tentativa de conserto FTW: Help Celular Tatuapé, facada e conserto rápido

No dia seguinte à decepção com a PLL, liguei para a Help (outra Nokia Care de São Paulo) e… Sim, o telefone não só funcionou, como a atenciosa atendente deu as informações sobre como proceder. Mas antes, fez uma espécie de chantagem emocional por conta da falta da nota fiscal (para dar entrada na garantia), dando a entender que não teria conserto sem este item. No fim, era só fazer o orçamento e pagar o necessário.

Depois de conseguir tempo para poder ir na Help (na segunda, 10/03/2014), cheguei lá e recebi a mesma chantagem por conta da falta da NF. Entrei e, para minha surpresa, fui atendido rapidamente. O Lumia 520 precisava só de um ajuste elétrico. Mas veio a facada: R$ 150 e perda da garantia por conta da abertura da ordem de serviço sem a bendita da nota.

Como não tinha muita escolha – entrar em contato com o antigo dono não ia adiantar muita coisa, pois não recebo nenhuma informação sobre a NF – escolhi esperar, já que o serviço seria finalizado no mesmo dia. Foram duas longas horas (sim, foi rápido, mas o tempo não passava). O serviço foi bem feito e meu smartphone está “cheirando a novo de novo”.

Considerações finais

Logo de cara fica a lição: quando for comprar de pessoas físicas aparelhos em garantia com nota fiscal, certificar-se de que ela será devidamente entregue. O conserto não é nada barato, mesmo com o problema em pequena proporção.

Minha experiência com a Nokia Care foi ótima (no caso da Help, claro). Obstante a isso, recomendo esta a quem precisa de reparo no seu Nokia, em detrimento a PLL.

Depois deste problema, penso na possibilidade de vender o Lumia 520, mas só depois de arrumar os últimos detalhes. Em seu lugar deve entrar o 720 ou o 820.

E você, leitor? Qual sua experiência com a Nokia Care? Comente aí e ganhe uma jujuba.

AT's Nokia Care

Por: Not Now Lucas

The following two tabs change content below.

notnowlucas

São Paulo - SP
Formado em Informática e antenado no universo da tecnologia, gosto de escrever sobre tudo que me convier. Possuo um Nokia Lumia 730 e não gosto que caçoem de mim.