O assunto do fim de semana passado não foi outro no mundo do futebol: o massagista-goleiro que salvou o Aparecidense (GO) da eliminação. Romildo Fonseca da Silva, o Esquerdinha – apelido atribuído por ser irmão do ex-atacante do São Caetano não pensou duas vezes quando o placar do jogo (2 x 2) seria mudado a favor do Tupi (MG) e, por duas vezes, salvou o que seria o gol da classificação dos anfitriões para as quartas-de-final da Série D do Brasileiro.
O lance, que paralisou o jogo momentaneamente em seu final, e causou revolta dos jogadores do Tupi – principalmente pela confirmação da vaga para o Aparecidense – fez o massagista temer pela própria vida. Romildo se safou por ter se escondido à tranca pelo motorista do ônibus no vestiário do estádio.
A confusão ainda pode render sanção: Paulo Schmidt, procurador do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) denunciou tanto o Aparecidense quanto Romildo por conta. A punição seria a realização de uma nova partida, com a consequente anulação do polêmico jogo e até mesmo em um W.O., pois o presidente do clube – que, apesar de repudiar a atitude do massagista, não o demitirá – afirmou não jogar novamente caso haja a remarcação.
Não foi a primeira vez que o fair play foi posto em cheque no futebol nacional. Em 2006, José Carlos Vieira, o Canhoto, teria se aproveitado de uma bobeira da arbitragem para dar uma de gandula artilheiro. A árbitra Silvia Regina de Oliveira e seu auxiliar Marco Antônio de Andrade Motta Júnior validaram um gol do Santacruzense, contra o Atlético Sorocaba (1 x 1), em jogo válido pelo Grupo 3 da Copa Federação Paulista de Futebol daquele ano, em Santa Cruz do Rio Pardo/SP.
Muito se falou sobre o gol ter sido validado por conta do empurrãozinho de Canhoto. Mas, na verdade, a dupla de árbitros viu que a bola dos donos da casa teria tocado a rede pelo lado de dentro, e não pelo lado de fora. Com isso, ele entrou em ação e, com a confirmação do gol, chutou a bola para dentro da meta.
A lambança rendeu punições tanto para Silvia e Marco Antônio quanto para o Santacruzense. No caso do time, uma multa de R$ 50 mil e perda de todos os mandos de jogos até o fim da Copa FPF. Já para Canhoto, rendeu fama e admiração na cidade, virando até técnico de uma escolinha de futebol.
Atualização: 17/09/2013, às 15h00 => em juízo, o Aparecidense foi excluído e, consequentemente, perdeu a vaga para o Tupi. Além disso, Romildo ficará suspenso por 24 partidas, além de uma multa de R$ 500.
Por: Not Now Lucas
Legais. Bem Loucos. Empolgantes.
notnowlucas
Latest posts by notnowlucas (see all)
- Os novos rumos do NNL - 10 de janeiro de 2020
- A Relíquia de Platina da Future Tense – Crash 3 (NST) | Walkthru’s - 22 de dezembro de 2019
- Colocando Gnasty Gnorc para correr – Spyro The Dragon (RT) [PT-BR] #6 [FINALE] | Séries - 13 de dezembro de 2019
- Presentes mágicos desagradáveis – Spyro The Dragon (RT) [PT-BR] #5 | Séries - 9 de dezembro de 2019
- Adestrando feras chocantes – Spyro The Dragon (RT) [PT-BR] #4 | Séries - 4 de dezembro de 2019