Nokia Belle: algumas impressões


#265

Quem leu o review feito por mim sobre o Nokia 500 (Post #254: http://notnowlucasnnl.com.br/2012/05/02/nokia-500-meu-primeiro-smartphone/), sabe que queria fazê-lo já com o Nokia Belle (com o nome Symbian quase aposentado) devidamente instalado no aparelho. Já que não teve como até o dia do post, vou falar sobre alguns aspectos que me agradaram ou não nesta versão do OS.

Pontos positivos:
Estabilidade => no Symbian Anna, percebia muitos travamentos, principalmente quando haviam mais de três programas abertos ao mesmo. Agora os travamentos são menos constantes.
Velocidade => geralmente é uma coisa que se espera de uma atualização de OS, aumento na velocidade de uso do aparelho. Não foi diferente no Belle.
Widgets => em termos de estética, houve uma grande mudança mesmo nos widgets, agora mais estilosos e bem desenhados.
Atalhos => no Anna, você tinha que criar uma fileira de 4 apps, mas sem a mobilidade de colocá-lo em qualquer lugar da tela inicial. No Belle, você cria um atalho por vez e pode ter essa mobilidade.
Autonomia => uma reclamação minha foi quanto a bateria, pois esperava uma duração maior, já que uso muito o celular. Senti uma ligeira melhora no desempenho, deixando-me um pouco menos “reclamão” quanto a autonomia.
Notificações => uma tela bem prática suspensa na parte de cima da tela mostra as notificações, e a possibilidade de ativar e desativar conexões (3G, Wi-Fi e Bluetooth) e colocar o celular no Perfil Silencioso. No Anna, obrigatoriamente, usava-se a rede 3G ou o Wi-Fi (um deles, pelo menos) para acessar a Web, e isso refletia na duração da bateria.

Pontos negativos:
Organização => os apps e os games, por exemplo, vinham todos organizados em pastas específicas. Com a atualização, isto se perdeu. A organização do menu era feita por drag and drop , agora no Belle é um por um e sem o recurso.
Gerenciamento do apps => uma coisa que gostava muito no Anna era o gerenciamento de apps, onde você podia ver os programas abertos em segundo plano e fechá-los caso não estejam sendo mais úteis para aquele momento. Esta função “sumiu” no Belle, tendo-se que fazer “na marra” o fechamento dos apps, ou seja, indo neles “pessoalmente” e fechando-os. Acabei descobrindo que a função ficou escondida: acidentalmente, segurei a Tecla Menu e lá estava.
Tecla Menu => a tecla Menu física perdeu sua função primordial, já que foi criado uma tecla touch para abrir o Menu propriamente dito. Mas ainda serve para sair de um programa sem fechá-lo.

Se você concorda ou não com os aspetos citados de forma positiva ou negativa, comente sobre. E aproveite para ver se seu dispositivo Nokia tem suporte ao Nokia Belle. Se sim, use a última versão Nokia Suite (até aqui, a 3.4) para atualizá-lo, caso a update esteja liberada para ele, no link ao lado: http://www.nokia.com/br-pt/suporte/atualizacao-do-software-nokia-belle/.

Por: Mamá LP

The following two tabs change content below.

notnowlucas

São Paulo - SP
Formado em Informática e antenado no universo da tecnologia, gosto de escrever sobre tudo que me convier. Possuo um Nokia Lumia 730 e não gosto que caçoem de mim.