Telefónica Vivo, Claro Embratel e mudança de nome


#195

O nome de uma empresa traduz o que ela é, ou o que ela passa a impressão de ser. Um nome limpo e com credibilidade faz com que ela fique bem no mercado, com seus clientes, etc. Um nome não tão limpo já é sinônimo de fria.

Neste ano de 2012, duas grandes empresas multinacionais de Telecom (América Movil e Telefónica) resolveram fazer uma mudança de nome em suas marcas no Brasil, ou melhor, a unificação destes. Esta mudança visa uma forma mais fácil de lidar com os serviços, aliados a nomes fortes (pelo menos na concepção delas).

A mexicana América Movil possui as marcas Embratel, Claro e NET (esta última tem ainda as Organizações Globo como acionista) no Brasil. A Claro Embratel, ou simplesmente Claro (desde 01/03/2012) mudou o nome de todos os serviços que continham Embratel: como a Claro TV (substituta da Via Embratel) e Claro Fixo (substituta do Embratel Livre).

A espanhola Telefónica comprou a parte majoritária que pertencia a PT Telecom, da Vivo, tendo-a por completo desde 2010. A mudança do nome ocorrerá dia 15/04/2012, com mudanças de Telefónica para Vivo Fixo, Speedy para Vivo Speedy, e TVA para Vivo TV. Houve a possibilidade de o nome ser Movistar, mas este não é muito forte no Brasil, e Vivo é muito forte, sendo considerada a maior operadora do país tupiniquim.

Estas unificações, como já mencionado antes, buscam o fortalecimento de cada uma das multinacionais no país. No caso da Telefónica, a mudança faz todo o sentido, já que a operadora tem o nome sujo na praça (e é uma empresa que só opera em São Paulo), sendo a campeã de reclamações no Procon por 5 anos seguidos, embora estas tenham tido quedas significativas. No caso da América Movil, o caminho mais ou menos inverso: pelo fato de a Claro ter um alcance grande na América Latina (a maior desta parte do Continente Americano), e Embratel ser forte apenas no Brasil.

Em ambos os casos, as empresas garantiram que os serviços não sofrerão mudança alguma, além dos nomes. À espera de que estas mudanças (caso ocorram) sejam para melhorar a vida de seus usuários, embora isso nem sempre seja possível.

Mais em:

– http://tecnoblog.net/92848/vivo-speedy-nome/
– http://tecnoblog.net/33049/telefonica-da-espanha-compra-vivo/
– http://tecnoblog.net/92670/claro-tv-via-embratel/
– http://tecnoblog.net/92684/claro-fixo-embratel/

The following two tabs change content below.

notnowlucas

São Paulo - SP
Formado em Informática e antenado no universo da tecnologia, gosto de escrever sobre tudo que me convier. Possuo um Nokia Lumia 730 e não gosto que caçoem de mim.