Lindemberg, Eloá e júri midiático


#175

Um caso que comoveu o país foi a morte da jovem Eloá, de apenas 15 anos, depois de ser refém de Lindemberg, junto com os seus colegas Nayara (sua amiga ferida), Vitor e Iago. Não só pela barbárie do crime, mas pelo jeito em que este foi conduzido, tanto por parte do réu confesso, tanto pela mídia, tanto pela polícia.

O cárcere de Eloá e seus amigos ocorreu em outubro de 2008. Lindemberg, inconformado pelo fim do namoro, invadiu um apartamento de Santo André, enquanto estudavam. Durou 100 horas (ou seja, 4 dias e 4 horas) de 11 a 15 daquele mês sempre com a premissa de matar sua ex e a si mesmo.

O triste, além da morte da garota, foi o que a mídia fez. Destaco, por exemplo, a intervenção da jornalista que gosta de falar de mortes e de tentar puxar defesa de casos indefensáveis, Sonia Abrão. Ela chegou a conversar com Lindemberg, “tentando” convencer ele a não cometer o crime, o que não passou de uma tentativa de passar uma boa imagem para o público.

O desfecho aconteceu de forma desastrosa: a polícia errou a tática de invasão, e Lindemberg atirou em Eloá e Nayara, a primeira morreu e a segunda se salvou. Não foi por causa da ação policial que o crime aconteceu, mas ela poderia ser bem-sucedida.

Hoje, 3 anos e 4 meses depois, saiu a sentença para Lindemberg (98 anos e 10 meses), por 12 crimes. Depois de um julgamento onde a advogada dele, Ana Lúcia, fez um estardalhaço para tentar ganhar tempo ou chocar o júri, não se sabe. O júri midiático o condenou com unhas e dentes (tendenciosamente), tirando o “seu da reta”, se passando de boazinha nesta história. A Record, por exemplo, até dedicou boa parte de sua programação, como que um astro internacional estivesse no Brasil.

A ação de superprodução Hollywoodiana não é nenhuma novidade, aconteceu isto no caso Isabella Nardoni também. O que me surpreendeu foi o fato de condenar o reú de forma implícita, sem “disfarçar”.

Info: http://www.dgabc.com.br/News/5942188/juri-toma-decisao-e-condena-lindemberg.aspxhttp://www.band.com.br/noticias/cidades/noticia/?id=100000486289

The following two tabs change content below.

notnowlucas

São Paulo - SP
Formado em Informática e antenado no universo da tecnologia, gosto de escrever sobre tudo que me convier. Possuo um Nokia Lumia 730 e não gosto que caçoem de mim.