Viúvos do Megaupload, BTJunkie e FBI


#164

A “Mega Conspiração”, como é chamado o documento e o fechamento de um dos serviços de indexação de arquivos para download Megaupload, vem fazendo a internet virar um verdadeiro campo minado. Segundo investigação do FBI, o dono e criador do site Kim Dotcom, teria enriquecido de forma ilícita e causado prejuízos para grandes gravadoras.

O link do artigo do Gizmodo (http://www.gizmodo.com.br/conteudo/por-que-fecharam-o-megaupload-e-por-que-agora/) traz bem os crimes cometidos pelo site de compartilhamento. Interessante saber que o fechamento se deu dentro da efervescência das leis SOPA e PIPA, que significariam censura autorizada por lei, pelo menos pelo seus textos ambíguos.

O fechamento do site teria um motivo diferente: o lançamento do Mega Box, serviço que daria 90 % dos lucros de download de seus conteúdos. Isso seria um tiro certeiro em grandes gravadoras, com a Universal e a Warner (leia também: http://www.gizmodo.com.br/conteudo/fim-do-megaupload-acaba-nao-so-com-milhoes-de-arquivos-e-sim-com-todo-um-comercio/)

É estranho terem demorado tanto para tirar um site desse porte, e que sabidamente hospedava conteúdos distribuídos de forma ilegal. Mas isto serviu para que os viúvos do Megaupload tentarem pelo menos uma sobrevida, com mudanças no modo de funcionamento.

A onda é tão arrebatadora, que o indexador de links para o download de torrents em sites como o gigante e “atrevido” Pirate Bay, BTJunkie, resolveu sair do ar para não ter problemas. Quem acessa o domínio do site, verá uma mensagem de despedida, dizendo “Adeus” e com a data de nascimento e de morte (2005-2012). Leia http://tecnoblog.net/90536/btjunkie-fecha/.

Toda essa onda de pirataria cibernética, iniciada com o Napster, no final dos anos 1990, fez com que se criasse a cultura do download e do MP3. Ironicamente, os mesmo que reclamaram deste ato usam a ferramenta para cobrar pelos seus produtos. Quais serão as vítimas próximas, desta “caça às bruxas” contra a pirataria? Na lista, temos o próprio Napster, Limewire, e agora Megaupload, com grandes destaques.

The following two tabs change content below.

notnowlucas

São Paulo - SP
Formado em Informática e antenado no universo da tecnologia, gosto de escrever sobre tudo que me convier. Possuo um Nokia Lumia 730 e não gosto que caçoem de mim.