Morte de Chespirito, boatos e serial killers da web


#158

Atualmente, com a internet e toda a liberdade que ela traz, pode trazer também falácias, como notícias falsas, ou se fonte convincente e verdadeira. Não é preciso ser jornalista para saber que passar notícias sem embasamento é, além de antiético, uma tremenda de uma furada e mau gosto, embora muitos jornalistas (pseudo) não saibam disto.

Espalham-se pela web diversas notícias sobre supostas mortes de grandes artistas. A bola da vez é Roberto Gómez Bolaños, o Chespirito. Surgiu um boato no Facebook que ele teria morrido entre ontem e hoje (29 e 30 de janeiro de 2012, respectivamente). Não há uma notícia esclarecedora sobre isto, mas quando houver, será incluída neste post. Aqui está uma notícia oficial: http://televisabr.blogspot.com/2012/01/noticia-de-falsa-morte-de-roberto.html, dizendo que a notícia teria sido dada de forma oficial pela Televisa (o que, evidentemente, não foi, pelo fato da notícia ser falsa).

O ator, comediante, roteirista, diretor de filmagens, entre outros talentos, intérprete dos eternos Chaves e Chapolin, Chespirito já foi vítima de outras duas mortes. Entre elas, uma de ataque cardíaco, e que vinha com um vídeo de sua suposta morte (na verdade, um trojan, ou cavalo de Troia), em 2009 (vide http://g1.globo.com/Noticias/PopArte/0,,MUL774308-7084,00.html).

Outros artistas já foram vítimas de suposta morte. Um deles é o rapper Sean Kingston, este que realmente quase morreu, em um acidente de jet ski, em 2011 (vide http://ego.globo.com/Gente/Noticias/0,,MUL1669194-9798,00-SEAN+KINGSTON+QUASE+MORREU+DUAS+VEZES+ENQUANTO+ESTEVE+INTERNADO.html). Maria Antonieta de las Nieves foi outra vítima. A eterna Chiquinha teria morrido de ataque cardíaco (assim como Chespirito), no mesmo ano, mas uma notícia mostra que, no momento da informação falsa, a atriz estava em Lima, no Peru, se apresentado com seu circo (vide http://audienciadatv.wordpress.com/2011/07/30/maria-antonieta-chiquinha-morreu/).

Atualmente, existem verdadeiros serial killers da web, dando notícias falsas sobre mortes de artistas. Isso já virou uma diversão para estes criadores de contos de fadas pelas redes socias. Diversão que parece ser pura libertinagem.

The following two tabs change content below.

notnowlucas

São Paulo - SP
Formado em Informática e antenado no universo da tecnologia, gosto de escrever sobre tudo que me convier. Possuo um Nokia Lumia 730 e não gosto que caçoem de mim.