Aplicativos para Twitter, Facebook, Foursquare, etc. que eu usei – Parte 2


#155

Continuando o post anterior (Post #154: http://notnowlucasnnl.com.br/2012/01/26/aplicativos-para-twitter-facebook-foursquare-etc-que-eu-usei-parte-1/), vou falar de outros programas que usei e recomendo ou não a vocês usarem.

Silver Bird (o antigo Chromed Bird)

O Silver Bird (antigo Chromed Bird), como o próprio nome diz, é um app exclusivo para Twitter, para Google Chrome, semelhante ao Echofon. Você pode personalizar o tipo de layout que você quer, a cor das notificações, as abas a serem exibidas, etc.

Mesmo sendo minimalista, as funções não são tão escondidas, com as do Echofon, como por exemplo, o RT manual. Embora não haja função imediata para resposta para mais de uma pessoa em um tweet. Para isso, a forma mais “fácil” seria usar a função RT manual.

Uma coisa que me agrada é que os TTs não tem uma aba exclusiva para os Assuntos do Momento (que muitas vezes estão poluídos de “coloridices”). Um link, logo acima, no canto direito, chamado Trends, mostra os tópicos um do lado do outro, sem atrapalhar o que se pode ver embaixo.

Apesar de tantas semelhanças com Echofon, prefiro este último ao SB. Mesmo assim, para quem tem GC, eu recomendo.


https://chrome.google.com/webstore/detail/encaiiljifbdbjlphpgpiimidegddhic

Foursquare for S^40

O Foursquare for S^40 é exclusivo para o OS da Nokia para celulares “dumbphones”. Esta opção salvou minha pele, já que a versão web do 4sq não permite me tornar mayor (prefeito) de mayorships (prefeituras) e ganhar badges (selos ou adesivos).

Nele, temos uma opção bem conveniente, que faz com que você coloque uma tachinha em algum lugar próximo do que local em que você está. Assim, fica muito mais fácil achar o local desejado para se dar check-in. Embora, caso você seja uma pessoa itinerante, mudar a tachinha de lugar é uma tremenda dor de cabeça.

Por falar em dor de cabeça, o app ainda está na versão beta, e pelo menos até o momento, nenhuma atualização para uma versão estável está disponível. E a beta é bem lenta e pode travar muito, gastando-se mais tempo e bateria.

Até recomendaria, mas não é uma versão estável e não quero que tenha uma experiência parecida com a minha. Não recomendo.


http://store.ovi.com/content/113247?clickSource=search&pos=1

Tweets by Nokia

Assim como o Foursquare for S^40, o Tweets by Nokia é exclusivo do OS S^40 para Twitter, para Nokia’s mais simples. É uma das únicas opções que encontrei logo após a morte do Snaptu. Até que quebra um galho.

Não há muita coisa nova quanto aos apps para Twitter que eu citei aqui. Mas as opções não são tão intuitivas. As atualizações de tweets não ocorrem na hora que se abre o app, só quando você clica no botão Atualizar. Juntando isso com o fato de também ser beta e não ter um programa de atualizações em um tempo de três meses, no mínimo.

A Nokia precisa fazer apps melhores para redes sociais como o Twitter e o Foursquare para S^40. Mesmo que seja beta e que talvez estes já chegaram no seu limite (embora eu não acredite). Portanto, não recomendo.


http://store.ovi.com/content/217344

Yoono

O Yoono, disponível para OSs Windows, MacOS, Linux, para pendrives (portable), para navegadores Mozilla Firefox e Google Chrome e para iPhone, nas versões paga e gratuita (como propagandas), é um app que me surpreendeu muito. Tem suporte a Facebook, Twitter, Foursquare, Youtube, Flickr, entre outras redes sociais.

Parecido com Echofon, Silver Bird e TweetDeck, este parece ser mais clean. As atualizações aparecem como no segundo (com sinais coloridos), há um marcador de quantas mentions (Twitter) não foram lidas, quantas vezes os termos pesquisados aparecem com atualizações. As notificações pop up são como no terceiro (com avisos sonoros), mas vem desativada por padrão.

As funções de notificação das outras redes sociais que uso no Yoono são parecidas, cada uma com suas abas respectivas. O Facebook tem 4 abas: Atualizações, que mostra as últimas coisas postadas; Amigos (com dois avatares juntos), que mostra todos eles; Mensagens (no formato de uma carta), que mostra os últimos chats; e Notificações (com o ponto de exclamação), que mostra as atividades que incluem seu usuário. O Youtube também tem 4 abas: Atualizações, Canais, que mostra todos os que você está inscrito, Notificações e Buscas, que se procura conteúdo. O Foursquare tem três abas: Atualizações, Amigos e Notificações, além de se fazer check-in (já que a função da rede social é essa), com uma rapidez que eu não estava acostumado.

As desvantagens do Yoono são que eu tenho que inicializá-lo pelo menos 2 vezes para que ele funcione corretamente, as atualizações não são em realtime, e dois campos que me confundem na “função” Twitter: um para tweetar e outro para procurar atualizações (presença garantida no app); neste caso, poderia ser apenas questão de costume. Como nenhum dos apps para Twitter citados (exceto o TD) têm a função de mandar DM sem intermédio do comando “d username mensagem”, isso pode ser uma “desvantagem”, embora, como já dito antes, isto seja questão de costume, e uma coisa que não me incomoda muito.

Dentre os apps do quais falei, o Yoono é meu preferido, pois reúne o melhor do Echofon, TweetDeck e Silver Bird, sem contar suas múltiplas redes sociais, que poderia ter a adição do GetGlue (e deve ter), por exemplo. Eu recomendo.

Banner Yoono
http://yoono.com/

Finalizando

Estas são algumas das funções e opiniões sobre os estes apps citados. O “eu recomendo, não recomendo” mostra apenas minha experiência com estes, e não quer dizer necessariamente que vocês vão gostar dos recomendados e não vão gostar dos não recomendados.

Quer contar suas experiências com estes e outros apps não citados nestes posts? O campo dos comentários está aberto, caso queira fazê-lo.

The following two tabs change content below.

notnowlucas

São Paulo - SP
Formado em Informática e antenado no universo da tecnologia, gosto de escrever sobre tudo que me convier. Possuo um Nokia Lumia 730 e não gosto que caçoem de mim.