Aplicativos para Twitter, Facebook, Foursquare, etc. que eu usei – Parte 1


#154

Gosto de usar múltiplas redes sociais (como muitos no mundo), como Twitter, Facebook, Foursquare, entre outras. Como uso (ou usava até antes do LCD do meu Nokia 2730 Classic quebrar) muito pelo celular e pelo desktop, a experiência de usar apps (principalmente pelo “dumbphone”) é muito agradável, desde que se escolha um app certo e que atenda às necessidade. Aqui neste “Impressões” (que será em duas partes), falarei de todos (ou quase) os que eu já usei e quais eu recomendo o uso.

Obs.: todos têm opção de upload de fotos, pelo menos.

Echofon

O Echofon é um app para Twitter, disponível para Mozilla Firefox, Windows, MacOS e iPhone. Ele faz o que muitos outros também fazem, como ver a Timeline (chamada de Histórico na versão web), mostra menções, Mensagens Diretas (DMs), Listas que foram criadas pelo próprio usuário, Pesquisas (idem ao item anterior). Além das funções RT, responder e favoritar. Bem fácil de usar.

O que me incomoda nele é que algumas funções foram “esquecidas”. Por exemplo, para responder mais de uma pessoa, RT com comentário e detetar um tweet seu, você tem que clicar com o botão direito para estas funções “secretas” apareçam. Sem contar que a função de DM é pelo comando “d username mensagem” (como explicado em http://www.dicasbrowser.com/2011/03/como-mandar-dm-e-reply-pelo-echofon.html?m=0).

Uma grande desvantagem é que as notificações atrapalham um pouco a navegação. Mas isso parece ter sido corrigido, já que se pode abrir o app com uma janela pop up própria, o que diminui ou acaba com este problema.

Apesar de ser exageradamente minimalista, é uma ótima opção e uma das minhas preferidas. Eu recomendo.


http://www.echofon.com/

O falecido Snaptu

Comprado pelo Facebook e descontinuado em 11/11/2011, o Snaptu era um app para celulares Java que dava suporte para Twitter, Picasa, RSS, Youtube, etc, além da rede social. Muito fácil de ser usado, ele supria as funções que as redes sociais.

Ler feeds ficava muito mais agradável, já que os textos eram formatados de acordo com o a tela do dumbphone, mesmo com o inconveniente de alguns textos não estarem completos e que haja a obrigação de abrir no nada glamouroso navegador padrão de muito celulares. Outro inconveniente, por limitações, era a não exibição de imagens de forma completa, também tendo que recorrer ao browser.

Tirar e upar fotos para serem publicadas no Twitter (pelo Twitpic) e no Facebook era uma boa. Você tirava a foto, editava alguns detalhes e fazia o upload. Ferramenta simples e prática.

Como a versão agora exclusiva da “Face do Livro” tem praticamente as mesmas funções de quando era apenas um na suíte de redes sociais, só que agora com suporte também à iOS e Android. Portanto, mesmo não usando o app exclusivo, assim como recomendaria o Snaptu, se estivesse vivo, eu recomendo.

https://www.facebook.com/mobile?cid=245390662171169&ref=jr&_rdr

TweetDeck

O TweetDeck, um dos mais funcionais e confusos apps que já usei. Antigamente, quando não tinha sido adquirido e incorporado ao Twitter, ele fornecia opções de mexer no Facebook, Foursquare, WordPress, entre outros serviços. Está disponível para Google Chrome, MacOS e Windows XP ou posterior.

Uma das vantagens dele era ter um alongador de mensagem, que te dava a oportunidade de escrever mensagem com mais de 140 caracteres no Twitter. Mas, na verdade, ele te redirecionava para ver a mensagem completa, não no próprio “pássaro”. Esta funcionalidade foi encerrada.

Outra vantagem é que as atualizações das redes sociais são em realtime (tempo real), o que poderia ser uma desvantagem caso você tenha muitas atualizações em poucos segundos. Também há a possibilidade de colocar o horário dentro do tweet.

As desvantagens são que as menções são “comidas”, ou seja, some e aparece do nada, ou aparece muito tempo depois. A interface parece um tanto quanto confusa, com tantas colunas, uma do lado da outra. Os avisos sonoros (que não são exclusividade), que vem juntos dos pop up, são irritantes; por isso, eu sempre deixo desativados.

Mesmo não sendo um dos meus preferidos (embora tenha um pouco meu ponto de vista), eu recomendo.


http://www.tweetdeck.com/

The following two tabs change content below.

notnowlucas

São Paulo - SP
Formado em Informática e antenado no universo da tecnologia, gosto de escrever sobre tudo que me convier. Possuo um Nokia Lumia 730 e não gosto que caçoem de mim.