Mais um Chaves Especial: Ano Novo


Vocês já devem ter lido os post #119 (http://notnowlucasnnl.com.br/2011/12/25/chaves-especial-de-natal-mais-uma-homenagem-do-sbt/) e #120 (http://notnowlucasnnl.com.br/2011/12/25/bilhetes-trocados-chaves-especial-e-sbt/), falando dos Especiais Chaves de Natal e Os Bilhetes Trocados. Com um elenco desconfiado, estas gravações não tem como objetivo se comparar ao original (como eu já disse), embora muitos considerem a homenagem ruim.

Pois bem, com Alexandre Porpetone (Chaves), Felipe Levoto (Seu Madruga), Lívia Andrade (Dona Florinda), Marlei Cevada (Chiquinha), Ratinho (Seu Barriga), Zé Américo (Kiko), Celso Portiolli (Prof. Girafales) e Christina Rocha (Dona Clotilde), foi feito mais um Especial Chaves, agora de Ano Novo. Este post foi prometido para ontem (29/12/2011), mas saiu com um dia de atraso (hoje, 30/12/2011).

As inspirações

Temos uma mescla de três episódios inspiradores: O Aniversário do Seu Madruga (1975), Ano Novo Na Vila (1976) e Ano Novo Na Casa do Seu Madruga (1973) – não achei incorporação de vídeo da dublagem original, então encontrei uma versão do box O Melhor do Chaves, divida em 3 partes. Claro, com algumas falas colocadas por Magalhães Júnior.

Ano Novo Na Vila (1976)

O Aniversário do Seu Madruga (1975)

Ano Novo Na Casa do Seu Madruga (1973), 1/3

Ano Novo Na Casa do Seu Madruga (1973), 2/3

Ano Novo Na Casa do Seu Madruga (1973), 3/3

O especial

Uma coisa que me chamou a atenção neste e no especial anterior é um escritório em que Seu Barriga possui, que nunca foi mostrado na série original, se é que o Velho Pançudo tinha um. E também um telefone (antigo, claro) logo na casa do Seu Madruga (na do Zenon, tudo bem), este que não tinha onde cair morto e para pagar o aluguel. Sem contar que, no original, nenhum inquilino possuía um aparelho destes. Outra coisa foi a não presença do Seu Pança nas festividades.

O especial em si traz de novo um enredo típico da atual fase d’A Praça É Nossa, com piadas que não foram usadas em El Chavo Del Ocho, e lembra um pouco também o Chaves Animado (que eu particularmente não gosto). Ele começa como O Aniversário do Seu Madruga (e é praticamente a principal inspiração), com o Lombriga Esticada mal por estar supostamente perto da morte. Ao longo da história, temos diversas referências à morte do Ano Velho, mas a impressão é que a intenção era fazer referência ao Barbudo, de propósito, não como um mal entendido.

A história continua com Chaves pedindo dinheiro para todos os feriados possíveis (Ano Novo, Natal, Dia de Reis, Dia das Crianças e Dia das Mães) – como no episódio inspirador Ano Novo Na Vila – para o Professor Girafales, e com Chiquinha usando sua esperteza para tirar 11 moedas do Mestre Linguiça, pelo time titular do Corinthians. Aliás, o Corinthians é tema recorrente do primeiro especial e, queiram ou não, é uma piada só.

Sabe o telefone na casa do Seu Madruga? Então, ele recebe uma ligação do dono da Vila, perdoando todo o aluguel (como se isso não fosse feito ao longo das histórias da Vila) e deixando Chipanzé Reumático ainda mais atordoado. Como ele ia “morrer” mesmo, tem a brilhante ideia de encomendar uma ceia de Ano Novo completa, para ser paga à vista por ele. Foi feito isso porque a comida preparada a Dona Florinda queimou e o bolo da Dona Clotilde foi comido em uma “bolada” pelo Kiko.

O final lembra um pouco o Ano Novo Na Casa do Seu Madruga, mas sem a clássica piada dos 12 meses e com a presença da Chiquinha (já que ela estava fora da série nesta época). Claro que vocês devem imaginar o final desta “patacoada” (está entre aspas mesmo).

Considerações finais

Bem, este foi especial que teve menos roteiro próprio e mais roteiro de episódio da série original. Foi o que mais me agradou, por ter menos firula, menos piadas “de mau gosto”. Mais uma vez, o saldo é positivo. Sobre a possibilidade desta homenagem virar um programa semanal no SBT, acho que já seria forçação de barra por parte da emissora. Os especiais foram bons, mas não foram uma coisa que se diga “Que programa espetacular, deve virar semanal”. Tem que ficar do jeito que está.

Veja e não fique cego dos olhos:

The following two tabs change content below.

notnowlucas

São Paulo - SP
Formado em Informática e antenado no universo da tecnologia, gosto de escrever sobre tudo que me convier. Possuo um Nokia Lumia 730 e não gosto que caçoem de mim.