Opera Mini 6.5, contador de dados e celulares Java


Nos últimos meses, a Opera Software lançou atualizações das versões de seus navegadores para celulares Java e Smartphones para os OSs do BlackBerry, iOS, Android, Symbian e MeeGo: Opera Mini 6.5 e Opera Mobile 11.5 (este segue a mesma linha de numeração de versões da versão para Windows, MacOS e Linux). A novidade mais importante (ou mais chamativa) foi o contador de dados, que convém da formatação de páginas para que elas não gastem mais dados e memória do que devem.

Vamos ao que interessa: as impressões da versão nova para Java (caso do meu Nokia 2730).

Funções e considerações

Todo celular com a plataforma Java vem com um navegador bem simplista e pouco intuitivo. As funções não saltam à vista, tendo que se selecionar o “recarregar”, por exemplo, pelo menu esquerdo (no caso do meu celular). Além de não ter as funções que os navegadores mais modernos da plataforma tem, como melhor formatação da página à tela do seu aparelho. Dentre as opções de mercado, o Opera Mini é o mais agradável e a melhor. Meu celular veio com a versão 4.0.20 do navegador mobile, mas já está disponível a versão 6.5, já descrita acima (que é a que eu uso atualmente).

O menu de funções do navegador é bem parecido com as atuais versões dos demais navegadores, só que em versão bem minimalista e adaptada à tela do celular Java. Temos o menu com o ícone do Opera, com as funções de Histórico, Download, Página Inicial, Configurações, etc. Nelas, você pode ver o também já citado contador de dados – Data Usage, no original (podendo ser acessado em Opera Menu > Configurações > Ajuda > algo como “Contador de Dados”) , que mostra o quanto de dados foi utilizado e o quanto foi economizado, ótima opção que veio bem à calhar com a economia no plano de dados da operadora de celular que você usa. Não sei se tem alguma coisa a ver, mas depois da atualização, os vídeos do Youtube, que vinha picotados, rodaram surpreendentemente bem. O teste foi com o Vivo Sempre Internet (R$ 9,90/mês), com a franquia de 20 MB mensais ainda não usada completamente, com dois vídeos: um curto, com 1:00 de duração e um “longo”, de 5:00.

Data Usage, o nome original da função “Contador de Dados”

Ainda no menu de funções, temos a barra de endereços, a barra de pesquisa (a não ser que você baixe e use a versão Navegador TIM, que o serviço de busca é o Yahoo!), que tem como buscador o Google Search, os ícones de recarregar e de ir para a página anterior ou posterior e as abas (chamadas de guias nos navegadores da Opera Software, no Google Chrome e no Internet Explorer). Nunca fui muito de usá-las para valer, mas tem uma função bastante “mão na roda”: quando você está em uma guia e deixou outras abertas, estas ficam com uma mensagem dizendo sobre a economia de memória – de dados do plano (de dinheiro também) e, claro, de bateria – e as páginas só poderão vistas de novo quando forem recarregadas. Apesar de ser “chato” ter que recarregar tudo de novo, levemos em consideração que os celulares Java, principalmente, não tem toda uma disposição de memória e de largura de banda para que não haja a necessidades de recarga de guias com constância.

Na página inicial, temos o famoso Speed Dial, que trás as principais páginas que você quer que apareça quando você inicia o Opera Mini. Os celulares Java mais robustos visualizam os ícones das páginas do SD em tiles (9 páginas, em 3 fileiras de 3), já no meu 2730, estão em uma lista, dispostas uma em cima da outras, também num total de 9 páginas máximas. Logo acima do SD, temos a opção de sincronizar todos os Opera’s (seja de PC, seja de celular) com suas informações.

Talvez, mesmo não havendo muito espaço para novas funções em uma plataforma que parece não ter mais o que se aproveitar, muitas pessoas (como eu) que não possuem Smartphones, mas querem acessar seus emails, pesquisar e usar as famosas redes sociais (acho que esta denominação é a mais completa até agora, já que “sites de relacionamento” não completam muito bem o sentido da função delas), querem apps agradáveis e intuitivos, além da qualidade de seu uso. E o Opera Mini, até aqui, cumpre bem esta função.

O link para download do Mini ou Mobile está aqui: http://www.opera.com/mobile/download/pc/. Nele, você escolhe a fabricante e o modelo do seu celular e ele dá qual a versão mais recente suportada por ele (por exemplo, meu antigo Samsung SGH-E215L suporta até a versão 4.4). Fica a seu critério e risco escolher a versão mais recentes ou uma mais antiga.

Atualização de 19/12/2011, às 16h01

Estranhamente, o navegador OM fica incrivelmente lento na edição de texto de qualquer post no WordPress (como estou fazendo agora) e até trava, às vezes (haja paciência). O problema ocorre quando você passa o cursor sobre o post para editá-lo, que fica com resposta lenta. Clicando nele, a lentidão continua. A solução é editar o post pelo editor nativo do seu celular. Para isso, clique o no botão esquerdo do OM (Opções) e selecione algo como “Editar em tela cheia”.

Creio que o problema está mais na limitação do celular e do navegador do que no próprio site WordPress.com. No mais, nenhum problema parecido.

Se você tem um blog no WordPress (ou em qualquer outro serviço), diga se ocorre o mesmo problema na hora de se editar um post seu no OM. E se tal problema ocorre de forma semelhante em outro site.

The following two tabs change content below.

notnowlucas

São Paulo - SP
Formado em Informática e antenado no universo da tecnologia, gosto de escrever sobre tudo que me convier. Possuo um Nokia Lumia 730 e não gosto que caçoem de mim.