Wave, fracasso e descontinuação


O Google Wave foi lançado em 2009 como uma versão mais encorpada de um serviço de email. Tinha a pretensão de ser um matador do mesmo e de juntar mensageiro e outras funcionalidades em um lugar só. Mas foi descontinuado em 04/08/2010 e acabará de vez em 2012.

Inicialmente, fiquei empolgado com mais uma opção de “email” (coloco entre parênteses porque ele era um “email killer”). Ganhei o convite para entrar de um colega, pelo famoso sistema de convites, usado pelo Google quando um serviço é lançado apenas para algumas pessoas e alguns países (leia-se Estados Unidos). Cheguei até a mandar um convite para outro colega, mas ele nem aceitou. Seria um sinal de fracasso?

As funcionalidades eram muito boas, onde você poderia ver quando uma mensagem foi enviada para seu amigo (pode ser útil para ver um vídeo que você ainda não viu, por exemplo), além de Widgets (para colocar-se funcionalidades não existentes em um determinado produto). Falo destas duas porque, como não usei muito o futuro projeto que será morto pela eutanásia, sem contar que cheguei a ver um tutorial sobre como usar o GWave. E ele ajudou demais.

Creio que a descontinuação do GWave se deu muito por ter sido tachado de “email killer” (assim como os “iPad killers”), e isso acaba com qualquer produto. Talvez não tenha chamado tanta atenção porque era só mais um serviço de email. Com a baixa audiência, o caminho mais óbvio é o fim. Por mais que o serviço seja muito bom, ele tem que ser, no mínimo, bom para milhões de pessoas.

Google Wave se juntou a outros produtos, como o Google Buzz e o Jaiku (“Twitter killers”), que já tinha seu fracassado anunciado. Isso mostra que nem a gigante de Mountain View escapa de produtos fracassados, mesmo com muitos deles sendo bem-sucedidos.

Notícia: http://tecnoblog.net/79608/google-descontinua-buzz-jaiku/

The following two tabs change content below.

notnowlucas

São Paulo - SP
Formado em Informática e antenado no universo da tecnologia, gosto de escrever sobre tudo que me convier. Possuo um Nokia Lumia 730 e não gosto que caçoem de mim.