Nokia 2730, 3G mais barato e 8 meses


Este é um review do meu celular atual (há quase 8 meses), o Nokia 2730 Classic. Ele tem um ótimo diferencial de ser o 3G mais barato do mercado. Aparelho adquirido pelo http://www.extra.com.br em abril deste ano.

Componentes

nokia-2730-classic

Na caixa, vieram o carregador, a bateria, o cartão SD de 1 GB, o fone de ouvido, manuais de uso (até um da Knorr) menos o cabo MicroUSB, que eu tive um trabalhinho para encontrar na Santa Ifigênia.

Especificações e impressões

É um celular no formato clássico na cor cinza, leve (o mais leve que já tive), com 87,7 g com a bateria dentro, no tamanho 109,6 x 46,9 x 14,4 mm e tela 320 x 240. Sua memória é interna de 15 MB, além de um slot para mais 2GB, no máximo. O slot para fone é o padrão (3,5 mm), o que torna mais fácil o encontro deste produto, já que muitos celulares têm entradas próprias para fone. Tem a tecnologia de transferência Bluetooth 2.0. Segundos informações, aguenta 14 dias em stand by, embora tenha durado comigo, no máximo, 5 dias, já que uso ele constantemente. Ele é quad-band (850/900/1800/1900), possibilitando funcionar em quase qualquer situação e local. Além da principal função de um celular: fazer e receber ligações, tendo um bom alto falante e viva-voz.

A câmera tem 2.0 MP, mas é o tipo que tira fotos boas (em 1200 x 1600) apenas quando condições de luminosidade estão muito boas, além do zoom de 4x. As imagens são salvas em formato JPG. Filma em até 176 x 144 e 10 FPS (Frames Per Second), com o mesmo zoom para fotos. Filma em 3GP ou AMR. Enfim, é o tipo de câmera “quebra-galho”.

Os formatos de música aceitos são os mais famosos (MP3, AAC, WMA, WAV, MP4, MIDI, AMR), tendo um bom music player, que organiza as faixas por álbum, artista e gênero, podendo-se criar listas de reprodução. O formato de vídeo aceito é apenas 3GP, o que, ao contrário dos aceitos de música, é muito limitado, pois pelo menos poderia aceitar MP4, no mínimo. Mas há a possibilidade de se assistir em tela cheia, em 16 x 9. Os alto falantes são bons para músicas. Para vídeos, depende-se muito da altura do volume do vídeo, o que prejudica a audibilidade do mesmo. Só não vá tentar ver vídeos pelo WAP, pois, se der sorte, encontrará um vídeo compatível (em 3GP), mas o streaming fica picotado e a imagem quase irreconhecível.

A conectividade se dá por GPRS ou EDGE, na linguagem HTML e XHTML, protocolo TCP/IP, e seu uso é por meio de WAP. Dá para usar o 2730 como um modem (por intermédio do PC Suite), que, dependendo da franquia e/ou do plano da operadora de celular, pode se chegar a, no máximo, 500 kbps.

O sistema operacional é o Series 40 (S^40), que tive a oportunidade de atualizar apenas dias após a compra, para a firmware 10.45. Os aplicativos que vieram em meu celular são MobileDeck (que raramente uso), Knorr (com receitas culinárias), Conversor de Unidades, My Nokia (que também não usei muito), Opera Mini 4 (bem melhor que o navegador nativo), Pesquisa, Relógio Mundial, Share On Ovi, Email e Nokia Maps (antigo Ovi Maps). Os jogos são Diamond Rush (viciante), Monopoly Here & Now, Rally 3D (não gostei muito), Sudoku e Snake III (clássico). Mas não se fica limitado a estas opções, pois a antiga Loja Ovi (atual Loja Nokia), traz uma boa gama de apps, jogos, temas (só tome cuidado para não escolher um tema “pesado”, pois deixa o sistema lento), etc. Pena que o 2730 tem poucos apps para redes sociais, pois o único que era bom mesmo (Snaptu) foi comprado pelo Facebook e virou exclusivo da rede social, extinguindo suas outras funções em 11/11/2011, e os apps como Foursquare e Tweets são feito pelo Nokia Labs, e são beta.

Os aplicativos para PC para melhor uso do 2730 são o Nokia PC Suite e o Nokia Ovi Suite (atual Nokia Suite). Ambos são organizadores de músicas, de fotos, conversores de arquivos compatíveis, de mensagens e contatos. Há a possibilidade de se baixar mapas atualizados. Usar o celular como Pen Drive pode ser uma dor de cabeça, pois seu funcionamento não é tão bom sem uma ou as duas suítes, e, dependendo do sistema operacional (principalmente Windows XP e anteriores), simplesmente não é reconhecido.

As outras funções dele são as notas, o calendário, o registro de chamadas, a agenda de contatos, as mensagem (envio e recebimento via SMS e MMS), os perfis que ajustam os toques para despertador, de chamada ou de mensagem – têm duas funções parecidas (Silencioso e Modo de Voo), onde a primeira deixa o celular silencioso e no modo vibratório, e o segundo deixa-o offline, não podendo receber ou fazer ligações, usar a câmera e o rádio, por exemplo -, as configurações, entre outras.

Considerações finais

Para um celular com funções “simples” como este, é uma boa pedida para quem não exige muito de um celular, para quem quer ficar conectado com as redes sociais, com os emails que se recebe, para fazer ligações, enviar mensagens, etc. Mas não se anime pelo fato de ser o 3G mais barato do mercado, pois apesar deste fato, ele não é um Smartphone. Se encaixou bem no meu perfil, mesmo com suas limitações.

Informações: http://www.nokia.com.br/produtos/celulares/nokia-2730-classic/especificacoes

The following two tabs change content below.

notnowlucas

São Paulo - SP
Formado em Informática e antenado no universo da tecnologia, gosto de escrever sobre tudo que me convier. Possuo um Nokia Lumia 730 e não gosto que caçoem de mim.