TekPix: uma verdadeira enganação

Muitas vezes, na TV, vejo muitas propagandas de produtos revolucionários, como Top Therm, os da Polishop, etc. Mas o que me chama atenção mesmo é o da TekPix, da Tecnomania.

Esta “maravilha”, segundo os comerciais, tem 12 MP, mp3, mp4, filma em HD, é 8 em 1, 12 em 1, entre outros. Promoções atrativas de R$ 240,00 de desconto atrai as pessoas, por isso as linhas congestionam. A câmera é a mais vendida do Brasil. Só que eu nunca vi alguma pessoa com uma TekPix, nem alguma pesquisa de satisfação e venda que incluísse a “câmera multi uso” entre as primeiras. Será uma verdadeira enganação?

Sim, é uma enganação. Não para os espaços comerciais comprados pelas emissoras de TV do Brasil, que devem ganhar um bom dinheiro.

Veja parte deste post, via http://lorenti.org/2008/05/07/tekpix-i-dv-12/:

Pelo que notei não existe muita diferença em relação aos modelos anteriores. É um equipamento caro e de qualidade duvidosa. O sensor é um CMOS (de tamanho não revelado, mas deve ser de 1/2,5 polegadas) com 5 megapixels de resolução máxima. Os outros sete megapixels são conseguidos através de interpolação por software (muito parecido com a Genius G-Shot). Só lembrando que toda interpolação, mesmo quando bem feita, leva a perda de qualidade da imagem. Fico imaginando essa interpolação tão grande feita por um equipamento que parece brinde de geléia de boteco.

Vemos que, como dito acima, a câmera alcança, no máximo, 5 MP, prometendo 12 MP. A memória da mesma é de 32 MB. Seria muito, se não fosse o fato de que a firmware da câmera ocupa 10 MB. Na prática, você só pode usar 22 MB. Para uma câmera tão cara (R$ 1300), não ter, no mínimo, algum cartão de memória deveria vir incluso, como é feito com a maioria das câmeras, é um absurdo.

As reclamações são inúmeras. E em um dos meios de reclamação pela internet (Reclame Aqui), que recebe reclamações e explicações das empresas sobre falhas, defeitos e propaganda enganosa, recebe diversas da TekPix. Veja estas reclamações nestes links:

  1.  http://www.reclameaqui.com.br/1074483/import-express-comercial-importadora-tecnomania/tekpix-propaganda-enganosa/
  2.  http://www.reclameaqui.com.br/1285946/import-express-comercial-importadora-tecnomania/sob-produto-tekpix-i-hd18/
  3.  http://www.reclameaqui.com.br/1285946/import-express-comercial-importadora-tecnomania/sob-produto-tekpix-i-hd18/
  4.  http://www.reclameaqui.com.br/1193087/import-express-comercial-importadora-tecnomania/camera-tekpix/

Em todas, tem sempre um “A Tecnomania está a 21 anos…”, ou um “em 99% das reclamações, é por péssimo manuseio”. Não somos tão bobos a cair nessa de que não manuseamos a câmera direito. Não passam de desculpas esfarrapadas para disfarçar toda uma propaganda enganosa veiculada pela empresa.

Há a suspeita de que a TekPix seria de origem chinesa, segundo informações do site http://www.blogpaedia.com.br/2008/08/verdadeira-origem-da-tekpix-i-dv12.html. A empresa chinesa Winait, que já não fabrica o produto, possuía um modelo extremamente idêntico ao que é vendido aqui no Brasil. Mas há um produto similar à TekPix aqui: http://www.winait.com/sdp/316052/4/pd-1265240/6798636-634471/Winait_s_DV-569_HD_digital_video_camera.html.

Se você pensou em comprar uma destas “maravilhas” da Tecnomania: pense duas vezes. Pois você fará um “negócio da China”, literalmente.

The following two tabs change content below.

notnowlucas

São Paulo - SP
Formado em Informática e antenado no universo da tecnologia, gosto de escrever sobre tudo que me convier. Possuo um Nokia Lumia 730 e não gosto que caçoem de mim.