Dieta do palhaço, McDonald's e obesidade

A maior potência do mundo (Estados Unidos da América) é reconhecida por seus padrões de vida muito “superiores” aos de qualquer outra nação. A política desta fase do capitalismo (financeiro), onde o lucro está acima de tudo, atacou contra a população do país: a obesidade, que cresce cada vez mais.

O maior exemplo deste crescimento é o sistema de fast food (comida rápida, em tradução literal), como lanches extremamente atraentes e lucrativos. E o Mc Donal’s está no topo desta lista, com direito a um documentário lançado em 2004, chamado Super Size Me – A dieta do palhaço, onde o diretor, escritor, produtor e protagonista Morgan Spurlock deste fez uma dieta de um mês comendo e comprando coisas apenas do McDonald’s, sendo 3 refeições por dia (90 no mês todo).

Assista um aperitivo desde documentário:

Morgan gravou A dieta do palhaço durante o mês de fevereiro de 2003. Neste mês, como já dito, ele só podia se alimentar de lanches do McDonald’s e, sempre que lhe fosse solicitado, aceitar o Super Size (tamanho grande). Mostra que a indústria de fast food aumentou de forma exagerada o tamanho de todos os seus produtos (incluindo o Mc).

No início, Morgan se mostra uma pessoa fisicamente saudável (mediante a avaliações médicas), com 1,88 m, 84 kg de massa corporal e com IMC de 23 (na faixa saudável – 19-25). Após esta dieta de um mês, ficou com 95 kg  e IMC 27 (sobrepeso), além de problemas no fígado, risco de ataques cardíacos e de demorar 14 meses para recuperar a massa corporal de antes da dieta.

Mais ou menos no 20º dia, sentiu palpitações no coração. Consultou o seu médico particular que lhe aconselhou a para com a dieta. Apesar da recomendação, Morgan seguiu a motivação do irmão para continuar até o fim.

O que o documentário mostra é que os lanches do McDonald’s e de qualquer outro do gênero são atrativos e “irresistível”, mas é bom saber dosar e tentar ter uma boa alimentação, para ter qualidade de vida.

Sabia mais em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Super_Size_Me

The following two tabs change content below.

notnowlucas

São Paulo - SP
Formado em Informática e antenado no universo da tecnologia, gosto de escrever sobre tudo que me convier. Possuo um Nokia Lumia 730 e não gosto que caçoem de mim.